quinta-feira

Promoção Feriado da Independência


Novas máquinas de café e crepe Francês

O Hotel Nikko, visando melhorar o atendimento a seus (uas) hóspedes adquiriu duas novas máquinas para o restaurante. Uma de café expresso, que serve em doses adequadas e sabor padronizado e uma máquina de crepe francês.
Esta é mais uma preocupação pensando na qualidade dos serviços, modernização e conforto para quem passa memoráveis dias conosco!

 





terça-feira

Protestos mudam planos para a Copa


Esquema de segurança sofre mudanças em Curitiba. Direito a manifestações será mantido, mas meta é coibir excessos nas imediações da Arena da Baixada

A onda de protestos que varreu as cidades brasileiras em junho e bateu na porta de estádios em plena Copa das Confederações deixou em alerta os órgãos responsáveis pelas ações de segurança voltadas à Copa do Mundo de 2014 em Curitiba. A fim de evitar confrontos durante o evento, a Comissão Estadual de Segurança Pública e de Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge) do Paraná defende que o perímetro de restrição ao redor da Arena da Baixada seja ampliado e já adianta que vai deslocar policiais à paisana para acompanhar possíveis manifestações.

A preocupação ficou mais evidente após os protestos ocorridos durante a Copa das Confederações. Logo no dia do jogo de abertura, em Brasília, cerca de 600 pessoas marcharam em direção ao Estádio Mané Garrincha. As manifestações se concentraram perto do palco do jogo, assustando torcedores e provocando reação das forças de segurança: 58 pessoas ficaram feridas e 19 foram presas. Protestos também foram registrados na primeira rodada do evento perto de estádios do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.
Segundo o delegado da Polícia Federal e presidente da Coesge, Fluvio Cardinelle Garcia, os episódios reforçam a necessidade de se estender o perímetro de segurança ao redor da Arena da Baixada, que só será ultrapassado por moradores e torcedores com ingressos. Inicialmente, a previsão é de que a área de restrição seria de 1,37 quilômetro quadrado, indo da Avenida Silva Jardim até a Rua Chile – a nova estimativa ainda não foi divulgada.
A orientação oficial, compartilhada entre diferentes corporações, como polícias Federal, Civil e Militar, Guarda Municipal e Exército, é permitir a livre passagem de manifestantes, inclusive com o possível fechamento de ruas, desde que não haja excessos e os protestos não interfiram na chegada de torcedores, jogadores e delegações ao estádio.
“Nosso objetivo, de forma alguma, será impedir manifestações. Estamos num país democrático e democracia é isso. O povo tem o direito de ir pra rua, de protestar. Nosso papel vai ser focar em cima dos excessos. Eu posso protestar, mas não posso invadir uma concessionária e sair de lá com uma moto. Não posso começar a quebrar a prefeitura. Isso fere e extrapola em muito meu direito de me manifestar”, afirma o delegado Garcia.
O presidente da Comissão também adianta que haverá policiais disfarçados em meio aos protestos, para coibir ações de “baderneiros que estão infiltrados em movimentos que são legítimos”. “O cidadão que começou a colocar uma máscara e pegou uma garrafa com conteúdo líquido na mão, vai ser levado e tirado de lá. Esse será o tratamento”, diz.
Ações serão controladas de um único local
Por “questões de segurança”, os órgãos integrantes da Comissão Estadual de Segurança Pública e de Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge) do Paraná não divulgam o efetivo que será deslocado para Curitiba durante os jogos da Copa na capital e também durante todo o evento. No entanto, já se sabe que 4 mil integrantes do Exército devem vir para a cidade.
As ações de monitoramento e planejamento serão concentradas durante a Copa no chamado Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), estrutura exigida pela Fifa para as cidades-sede (veja infográfico). A partir do centro, equipes que estão na rua e órgãos ligados ao município serão acionados para enfrentar possíveis problemas.
A Polícia Civil afirma que agentes já estão sendo treinados para reforçar a segurança durante a Copa de 2014 – em especial os policiais do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), que chegaram a atuar como forma de teste durante os X Games Foz do Iguaçu, em abril deste ano. A Gazeta procurou a Polícia Militar para discutir a preparação dos PMs, mas a corporação não se pronunciou.
Barrados
A Polícia Federal afirma que pediu a vários países listas com o nome de torcedores que já se envolveram em ocorrências de violência em eventos esportivos nos seus países de origem. A intenção é impedir a chegada desses turistas nas cidades brasileiras durante a Copa do Mundo de 2014, enviando-os de volta, se necessário. Embaixadas e consulados brasileiros, inclusive, já estariam sendo instruídos a não dar visto para os torcedores presentes na lista. A mesma estratégia foi utilizada na Copa da Alemanha em 2006, quando havia uma forte preocupação em relação à presença dos hooligans, grupos de torcedores que se notabilizam pelo comportamento violento.

Livros doados às Tubotecas têm destino certo e adequado

A implantação do projeto das Tubotecas fez crescer um serviço que sempre foi realizado pelo setor de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba: a recepção, higienização, triagem e distribuição de livros doados pela comunidade. Com esse procedimento, todos os livros recebidos têm uma destinação certa e adequada conforme os campos de interesse dos novos leitores. 
As Tubotecas, as Casas da Leitura e as bibliotecas especializadas da Fundação Cultural recebem boa parte do material referente à literatura de todos os gêneros, obras históricas, artísticas e científicas, e histórias em quadrinhos. livros técnicos de outras áreas do conhecimento, obras religiosas, de autoajuda, enciclopédias e livros didáticos são encaminhados para outras instituições, como associações de moradores, hospitais, bibliotecas comunitárias e rurais. Em julho, um lote de 2.500 volumes foi enviado ao Departamento Penitenciário do Estado (Depen) para distribuição em unidades penais e utilização por detentos que participam do projeto Remição da Pena pelo Estudo através da Leitura.
“Todas as doações são aproveitadas de alguma forma”, diz a gerente das Casas da Leitura, Patrícia Wohlke, responsável pela avaliação do material doado. Segundo Patrícia, mesmo os livros didáticos encontram interessados nas associações de moradores e bibliotecas da zona rural da Região Metropolitana de Curitiba, que sofrem com a carência de informações. Os livros doados a esses locais são utilizados em atividades de reforço escolar. 

Em meio ao grande volume de doações, encontram-se livros atuais, obras literárias de qualidade e até mesmo obras raras. Recentemente, Patrícia resgatou uma biografia de Rocha Pombo (escritor e historiador paranaense, falecido em 1933), edição de 1947, que foi destinada à biblioteca da Casa da Memória para uma avaliação mais precisa sobre o interesse histórico da obra. Também encontrou o livro Canto dos Malditos, de Austregésilo Carrano Bueno, que inspirou o filme Bicho de Sete Cabeças. O livro está com edição esgotada, sendo difícil encontrá-lo no mercado. Neste caso, o exemplar passou a integrar o acervo das Casas da Leitura como obra de referência. “Não podemos deixar de aceitar tudo o que a comunidade traz, pois estaríamos perdendo a possibilidade de resgatar muita coisa boa”, explica Patrícia Wohlke.
Boas mãos – Entre as aquisições recentes estão os 250 livros doados pela Universidade Tuiuti e os 1.000 volumes doados pelo Sebo Osório. Uma das mais significativas veio do professor Mário Lopes da Silva, que doou aproximadamente 2 mil volumes da biblioteca da educadora Lybia Farah Araújo, sua sogra, falecida em 2011. Esse acervo integrava a biblioteca das escolas que foram mantidas pela família durante aproximadamente 30 anos, em Curitiba – Pré-Escola Balão Vermelho, Escolas Bittar e Anglo Bittar. 

“É um acervo muito bom, com exemplares de grandes obras da literatura brasileira, muitos romances e biografias, que eram as suas predileções. Foi por meio do trabalho dela que eu e meus filhos adquirimos também o gosto pela leitura”, conta Mário Lopes. Tendo que se desfazer do acervo, por estar em processo de mudança, o professor pesquisou algumas alternativas de destinação das obras, até que tomou conhecimento do projeto das Tubotecas. “Pensei: vai ficar em boas mãos”, disse.

Lopes tornou-se um entusiasta das Tubotecas (as pequenas bibliotecas que funcionam dentro das estações tubo, para empréstimo gratuito pelos usuários do transporte coletivo). “Este projeto é sensacional. Se esses livros tivessem ido para outro local, hoje eu estaria com o coração apertado, mas agora me sinto gratificado com o destino que tiveram”, afirmou. 

As doações podem ser entregues nas Casas da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba e na sede da Coordenação de Literatura da FCC no Palacete Wolf (Praça Garibaldi, nº 7).

Exposição reúne imagens das manifestações populares em Curitiba

As recentes manifestações populares que tomaram conta das ruas de todo o país são tema da exposição Curitiba Protesta, que será aberta nesta quinta-feira (15), às 19h, no Memorial de Curitiba. Integram a mostra 60 imagens feitas por fotojornalistas que acompanharam as manifestações, apresentando um recorte visual dos principais momentos dos atos que lotaram ruas e avenidas do centro da capital.
Profissionais da imprensa local, entre eles André Rodrigues, Daniel Castellano, Marco Lima, Joka Madruga, Franklin de Freitas, Brunno Covello, Valquir Aureliano, Henry Milléo, Lineu Filho, Jonathan Campos, Marcos Xreda e Rodrigo Felix Alves apresentam uma visão jornalística e informativa dos fatos. “É a visão de quem esteve na linha de frente dos protestos, de quem acompanhou de perto momentos tranquilos, de paz ou os mais extremos, como o enfrentamento entre manifestantes e policiais, e tinha como missão mediar para a população o que aconteceu”, diz o repórter fotográfico André Rodrigues, um dos organizadores da exposição.
André conta que a ideia da exposição surgiu entre os fotógrafos durante os manifestos. “Todos nós nos sentimos privilegiados de participar dessa cobertura. Muitos profissionais que sequer estavam pautados pelos seus veículos apareceram para registrar, porque sentiram a importância histórica daqueles acontecimentos”, afirma.
Promovida pela Arfoc-PR (Associação dos Fotógrafos e Repórteres Cinematográficos do Paraná), a mostra poderá ser vista até 3 de novembro, no Salão Brasil (3º andar) do Memorial de Curitiba.
Serviço: 
Exposição Curitiba Protesta
Local: Memorial de Curitiba – Salão Brasil (3º andar) – R. Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico
Data: 15 de agosto (abertura às 19h) a 3 de novembro de 2013
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h.
Entrada franca

Black November





Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar. Ao vir à Curitiba escolha o hotel Nikko seu Hotel em Curitiba,www.hotelnikko.com.br Ligue e reserve: 0800 709 1808

Comércio do Paraná cai em junho, mas fecha semestre em alta


Combustíveis (23,37%), supermercados (13,89%) e móveis e utilidades domésticas (10,83%) têm os melhores desempenhos do ano

Mesmo com uma queda de 4,23% nas vendas de junho em relação a maio, o comércio do Paraná fechou o primeiro semestre de 2013 com alta de 7,59%, conforme levantamento realizado pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio). A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (12), analisa 13 setores de vendas no varejo, em seis polos do estado.
Combustíveis (23,37%), supermercados (13,89%) e móveis e utilidades domésticas (10,83%) registraram os maiores crescimentos no acumulado dos seis primeiros meses. Por outro lado, apenas quatro setores apresentaram queda: lojas de departamentos (-10,94%), calçados (-4,44%), tecidos (-2,91%) e materiais de construção (-2,75%)..
Já no desempenho de junho ante o mês de maio, os piores resultados foram registrados pelos setores de ótica (-35,5%), vestuário (-17,64%), cine-foto-som (-7,25%) e concessionárias de veículos (-6,75%). Nenhuma das áreas pesquisadas teve aumento nas vendas. As menores quedas nessa comparação ficaram com materiais de construção (-0,06%), lojas de departamentos (-0,66%) e farmácias (-0,82%).
Cidades e regiões
No acumulado até junho, a região com o melhor resultado do comércio é a Oeste (19,09%), seguida por Curitiba e Região (7,86%), Londrina (7,81%) e Ponta Grossa (6,12%). Maringá aparece com o pior desempenho no comércio, com queda de 3,75%. O segundo pior resultado é o de Foz do Iguaçu, com encolhimento de 1,93% nas vendas de janeiro a junho.
Na comparação entre junho e maio, apenas Maringá, entre os locais pesquisados, teve alta, de 0,76%, nas vendas. Foz do Iguaçu (-7,49%) lidera a lista da queda, seguida por Curitiba e região (-4,66%), Londrina (-4,1%), Ponta Grossa (-3,25) e Região Oeste.

Curitiba para todas as horas,todos os dias!


Curitiba , como sempre , esbanja beleza e conforto! E é claro que nós ,Hotel Nikko,não poderíamos deixa-lo na mão sem dar uma ajudinha com passeios e pontos turísticos.
E você confere agora os principais pontos turísticos e passeios a serem visitados e realizados na cidade:

Feira de Domingo do Lago da Ordem


     Lazer em família e compras podem ser feitos no Mercado Municipal da capital, que conta com boas lojas e ótimos restaurantes. A feira de domingo que acontece semanalmente do Largo da Ordem é ideal para aquisição de souvenires e de produtos feitos por artistas locais. Para finalizar, um passeio mais tranquilo pelo Shopping Novo Batel ou pela Cinemateca permite aos turistas apreciarem filmes importantes em salas de cinema de estilo mais antigo, mas que conferem conforto e uma das melhores programações da cidade.

Jardim Botânico de Curitiba
     Seu principal cartão-postal é o Jardim Botânico, visita obrigatória para aqueles que passeiam pela cidade pela primeira vez. Mais de cinquenta espécies de plantas e flores são encontradas em meio a uma suntuosa construção em vidro e metal que embeleza ainda mais esse jardim geométrico composto também por esculturas e trilhas.

Teatro Ópera de Arame
      Outro ícone curitibano é o Teatro Ópera de Arame, o qual abriga a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame, estrutura metálica com paredes transparentes, com capacidade para abrigar cerca 1600 pessoas, construída sobre um lago.



Parque do Tinguï 
     Para os dias de domingo, a melhor opção de passeio pela capital paranaense é dirigir-se para um dos inúmeros parques que compõem a região. Em diferentes pontos da cidade encontram-se bosques elaborados para homenagear seus principais colonizadores oriundos de países como Alemanha, Polônia, Ucrânia, Itália e Japão. O Parque do Tingüi, por exemplo, conta com um memorial ucraniano retratado na arquitetura da igreja principal da área verde que dispõe espaços para prática de esportes e comercialização dos pêssankas, artesanato típico da cultura ucraniana.



Bosque do Alemão
     O Bosque do Alemão é mais um dos pontos turísticos próprios de uma das etnias formadoras da população local. Recomenda-se uma visita ao local após as 16h, quando o sol começa a baixar e graças à sua localização em um dos pontos mais altos da capital pode-se ter uma das mais lindas vistas da cidade. Uma réplica da Catedral de Bach é encontrada no bosque onde também é possível experimentar o legítimo apfelstrudel alemão.
     Outros parques como o Tanguá e o Parque Barigui merecem uma visita. Neste último, recomenda-se ir com mais tempo, pois é bastante agitado.



Museu Oscar Niemeyer
     Não se pode deixar de citar o Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como o Museu do Olho, no Centro Cívico, onde é possível conferir exposições de arte fixas e itinerantes, ou até mesmo fazer um piquenique ao ar livre, como é costume de muitos curitibanos.



Passeio de Trem pela Serra do Mar
     A localização geográfica da cidade de Curitiba permite ainda que seus visitantes façam um passeio em meio a Serra do Mar. Com 150 km de extensão, 14 túneis e 30 pontes a viagem de trem dura cerca de três horas e leva até Morretes, onde a dica é experimentar o barreado, prato tradicional da região feito à base de farinha de mandioca e carnes cozidas.


Templo das Musas
     Em estilo grego clássico, inaugurada em 22 de setembro de 1918. É sede mundial do Instituto Neo-Pitagórico fundado pelo paranaense Dario Vellozo em 26 de novembro de 1909. Destina-se ao estudo, ao desenvolvimento das faculdades superiores do Ser, ao altruísmo, inspirado nos Versos de Ouro de Pitágoras, para a Cultura, para a Verdade, para a Justiça, para a Liberdade, para a Paz, para a Fraternidade e para a Harmonia. Possui biblioteca especializada e a consulta somente é permitida mediante hora marcada. Tel. (0xx41) 242-1840. Localiza-se na Rua Dario Vellozo, 460 - Vila Izabel.

Curitiba receberá IRON MAIDEN

SHOW IRON MAIDEN


24 de Setembro de 2013
O grupo britânico, de incontáveis passagens pelo país - a última foi em 2011 -, traz a turnê de seu mais recente álbum, The Final Frontier, lançado em 2010. Mas os diversos hits da banda, como “Fear of the Dark” e “The Trooper”, claro, não vão faltar.

Ingressos
Os valores dos ingressos para o show do Iron Maiden em Curitiba ainda não foram confirmados. As informações serão divulgadas em breve.

EXPOSIÇÃO - A MAGIA DE ESCHER


27 de Junho de 2013 até 25 de Agosto de 2013
Devido ao grande número de pessoas que o Museu Oscar Niemeyer (MON) tem recebido para visitar a exposição “A Magia de Escher”, o espaço prorrogou a mostra para até dia 25 de agosto. Além disso, o horário de funcionamento do museu foi alterado desde o dia 23 de maio. Nas terças e quartas-feiras o museu funciona até as 18 horas, de quinta a domingo - apenas as salas 1 e 2 da exposição “A Magia de Escher” -  ficam abertas até as 20 horas, sendo que o último acesso acontece até 19h30. As outras exposições permanecem com o horário normal de funcionamento do museu: terça a domingo, das 10h às 18 horas.
A exposição permite que o público passe por uma série de experiências que desvendam os efeitos óticos e de espelhamento que Escher utilizava em seus trabalhos. Experiências como olhar por uma janela de uma casa e ver tudo em ordem e, em seguida, ver tudo flutuando por outra janela, ou ainda assistir um filme em 3D, que possibilita um passeio por dentro das obras do artista.
A expografia ainda apresenta animações de algumas das gravuras de Escher. O Museu Oscar Niemeyer incentiva a interatividade do público com as obras do artista gráfico. Quem visitar “A Magia de Escher” em Curitiba pode fazer fotos, desde que sem flash para não danificar as obras, nas Salas 1 e 2 e enviar para a fan page do museu, que as publica no álbum Escher no MON.
Datas: Até 25 de agosto de 2013 (domingo)
Horário: 10 às 20h, quinta a domingo. 10h às 18h, terças e quartas.
Ingressos: R$6 e R$3 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação).
Preços: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada). 1º domingo do mês: grátis
Local: Museu Oscar Niemayer - Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico