GENÉTICA A SERVIÇO DA JUVENTUDE
Grupo O Boticário criou o sistema Skingen, que oferece cremes faciais personalizados, elaborados a partir da análise do tipo de pele de cada pessoa
Você sabe do que a sua pele precisa? Visualmente, ela pode até dar alguns sinais de ressecamento, da passagem do tempo, dos abusos sob o sol. Mas o mapeamento do genoma humano tornou possível uma análise mais completa, capaz de revelar as reais carências da pele. Com a tecnologia a serviço da beleza, foi criado um creme facial a partir dessa análise particular no Laboratório de Biologia Molecular, instalado na Universidade Positivo, em Curitiba. Essa tecnologia, batizada de Skingen, está sendo comercializada pelo grupo O Boticário. “Analisamos a molécula formada por RNA (ácido ribonucleico), em vez do DNA, o que é mais comum. O RNA mostra como os genes se expressam e assim detectamos o estado real de cada pele”, explica Israel Feferman, diretor do sistema Skingen.
“Esse é um sistema pioneiro, que aproveita conhecimentos oriundos do mapeamento do genoma humano”, frisa o médico geneticista Salmo Raskin, um dos consultores da Skingen e integrante da equipe de cientistas do Projeto Genoma Humano.
A partir da análise, um dermatologista indica a composição do creme. “Vale dizer que ele não tira flacidez ou linha de expressão, mas deixa a pele menos propensa a doenças e remove, por exemplo, manchas e linhas provocadas por desidratação”, conta a dermatologista Lúcia Ribeiro, credenciada a oferecer o sistema.
Para o médico Eliseu Portugal, que também oferece a novidade, os efeitos rápidos do produto valem o investimento – o custo de um creme de 50 gramas varia de R$ 500 a R$ 1 mil, dependendo da composição, estabelecida pela análise da pele. “Quem compra um creme importado costuma pagar caro, mas por um produto que é o mesmo para todos. O Skingen é manipulado para cada paciente e por isso tem um custo benefício muito bom.”
Fonte: Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário