Só 13 graduações do Paraná têm nota máxima em avaliação.
Entre as instituições do estado, nenhuma conseguiu nível de
excelência pela avaliação do MEC.
Apenas 13 dos 437 cursos de graduação do Paraná avaliados
pelo Ministério da Educação (MEC) em 2011 obtiveram conceito máximo de
qualidade. Os dados são do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que
considera fatores como desempenho dos graduandos no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade), a titulação dos professores e a
infraestrutura do curso. A escala varia de 1 a 5, sendo os resultados 1 e 2
considerados fracos, o índice 3 satisfatório e os 4 e 5 de boa qualidade.
O CPC avalia cursos diferentes a cada ano, contemplando
todas as áreas do conhecimento a cada três anos. O indicador é parte da
composição que define o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC),
indicador de qualidade de instituições de educação superior, divulgado no
início do mês.
No Paraná, 34 cursos tiveram desempenho inferior ao
esperado, com notas abaixo de 2. Na média, porém, o estado segue a tendência
nacional, já que a maioria dos cursos têm nota 3 – veja infográfico. Em todo o
país, os cursos com baixo CPC somam 794 e devem passar por avaliações in loco
do MEC, correndo o risco de terem processo seletivo de ingresso paralisado ou
serem cancelados.
UFPR
Dos 171 cursos brasileiros que tiveram a nota máxima no
último ano está o Bacharelado em Letras, da Universidade Federal do Paraná
(UFPR). Na outra ponta, três cursos da universidade ficaram com notas abaixo de
2. Segundo Valmir França, coordenador de Políticas de Avaliação Institucional
de Ensino da instituição, nos últimos três anos o MEC tem reforçando a
fiscalização das universidades e a qualidade do ensino passa por isso. “Estamos
fazendo estudos para avaliar o que está acontecendo nesses cursos e também nos
que tiveram nota 3, que mostra desempenho satisfatório, mas está no meio termo”,
conta.
Para França, as melhorias no desempenho dos cursos do ensino
superior de uma forma geral deve demorar de dois a três ciclos para aparecerem.
“É um processo de um sistema complexo que tem muitas variáveis, que passam pela
qualidade do aluno que chega ao nível superior, qualidade do ensino,
investimento em professores e de infraestrutura”, diz.
A força dos estudantes
Dona de cinco cursos com CPC máximo e sem nenhum com notas
abaixo do nível satisfatório, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná
(UTFPR) recebeu conceito 4 no IGC, a nota mais alta entre as universidades
brasileiras, já que nenhuma atingiu o grau máximo, que é 5. Segundo o diretor
de graduação da UTFPR Álvaro Peixoto de Alencar Neto, a conscientização dos
alunos ajudou. “No passado tínhamos dificuldades, pois havia alunos que não
davam importância para o Enade e não respondiam de forma coerente o
questionário sobre a organização pedagógica e infraestrutura da universidade”,
diz.
Fonte: Gazeta do Povo.
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