terça-feira

Pratos Típicos Paranaenses

Jonathan Campos/ Gazeta do Povo / Caldeirada de frutos do mar é um prato típico caiçara

Seja cozido ou embrulhado na folha de bananeira, o peixe é um ingrediente constante na culinária paranaense. Ele aparece cozido, assado, frito, em tortas e tem os mais variados preparos, inclusive em um "carrossel". Confira cinco desses pratos tradicionais, retirados do livro "Pratos Típicos Paranaenses”

Peixe com Banana
Comida típica caiçara, o Peixe com Banana ou Caldeirada é elaborado geralmente com bagre vermelho defumado ou seco. Preparado na panela de ferro, é cozido com bananas verdes inteiras. Como acompanhamentos, arroz e pirão de farinha feito com o caldo do peixe.

Peixe com Gengibre
Receita vinda de Morretes, no litoral paranaense, o Peixe com Gengibre tem um preparo simples e rápido. Geralmente, o peixe selecionado é o surubim ou o pintado. Na panela, ele é cozido com shoyu (molho de soja), água, açúcar e gengibre. Em apenas 15 minutos está pronto.

Dourado Assado no Carrossel
A ideia de assar o dourado em carrossel surgiu durante uma pescaria em Itaipulândia, quando o funcionário público Lauro Barth estava num barco abrigado debaixo de um guarda-sol. Ao ver o guarda-sol girar, imaginou que se colocasse um dourado em cada extremidade de um objeto semelhante e o girasse com fogo embaixo, os peixes assariam.

Pintado na Telha
A telha foi escolhida por ser o primeiro instrumento usado para preparo dos alimentos. O pintado por ser um peixe nobre e nativo da região. Dessa combinação surgiu o prato típico da região de Guaíra, no oeste do estado. Uma mescla da influência indígena, voltada para a pesca, e espanhola, com seu gosto pelos temperos.

Torta de Truta
O município de Palmas possui uma estação de piscicultura onde é criada a truta. Com a ideia de promover e divulgar essa produção, nasceu a Noite da Truta, em que o peixe é o principal ingrediente de diversas receitas. Uma delas a Torta de Truta, preparada com molho branco e queijo ralado.

Fonte: Pratos Típicos Paranaenses – Cadernos Paraná da Gente nº 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário