Noticias

Sistema de padronização de hotéis que começou a ser implantado hoje pelo governo federal dá maior segurança ao turista na hora da escolha de hospedagem e aumenta competitividade do turismo brasileiro

O Brasil passou a contar hoje com um aliado importante para aumentar sua competitividade no mercado internacional de turismo: um critério oficial de qualificação de hotéis e pousadas criado pelo Ministério do Turismo, com padrões definidos em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). Hoje (25), em evento em Brasília, o Ministério do Turismo entregou a 19 meios de hospedagem de dez estados brasileiros as primeiras placas de identificação e certificados que conferem conformidade com requisitos como sustentabilidade, infraestrutura, equipamentos e serviços oferecidos. Com a nova norma, a marca estrela passa a ser exclusiva do governo federal. Ela somente poderá ser utilizada pelos meios de hospedagem avaliados de acordo com os critérios do o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SB Class).

A padronização oficial do governo beneficia o turismo internacional, na visão de Marcelo Pedroso, diretor de Mercados Internacionais da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).  “A padronização dos serviços de hotelaria com base em referências internacionais dá ao turista estrangeiro uma referência segura na hora de escolher sua hospedagem no Brasil, o que logicamente aumenta a produtividade de nosso país como destino turístico”, diz Pedroso. “Com a proximidade dos grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, precisamos qualificar nossos equipamentos e serviços. Neste contexto, a classificação é um instrumento importante para colocar nossa hotelaria em pé de igualdade com a de outros países”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

O novo sistema conceitua e classifica sete tipos de meios de hospedagem: hotel, flat/apart-hotel, resort, hotel fazenda, hotel histórico, pousada e cama&café. Para cada tipo existe uma matriz que relaciona requisitos obrigatórios e eletivos, que devem ser atendidos pelo empreendimento para que ele seja classificado na categoria pretendida. Por exemplo, o serviço de café da manhã é obrigatório para todas as categorias de hotel (uma a cinco estrelas). Já a existência de salão de eventos é obrigatória somente para hotel que pretende ostentar cinco estrelas.

Segundo Pedroso, a competitividade no setor hoteleiro auxiliará as escolhas do consumidor e preparará o país para receber turistas na Copa do Mundo FIFA 2014 e Olimpíadas de 2016. “Essa qualificação acrescenta mais competitividade do produto turístico brasileiro no mercado internacional no momento em que o Brasil será sede em grandes eventos internacionais”, disse.
Participaram da mesa de abertura do evento, o ministro de Turismo, Gastão Vieira, o secretario Nacional de Políticas do Turismo, Vinícius Lúmmertz, o  secretário de Turismo do DF, Lúis Otávio Neves e o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira – ABIH, Enrico Fermi. Entre os meios de hospedagem que foram classificados estão pousadas, hotéis, hotel histórico e resorts. Os empreendimentos estão localizados nos seguintes estados: Minas Gerais (4), São Paulo (3); Distrito Federal (2), Bahia (2), Paraná (2), Goiás (2), Rio Grande do Sul (1), Pernambuco (1), Rio de Janeiro (1) e Tocantins (1). No total, 97 hotéis estão inclusos nos sistema, em diversas fases do processo de classificação.


SB CLASS

O SBClass foi concebido a partir do estudo de modelos internacionais como os adotados na França, Espanha, Portugal, Alemanha e outros líderes do turismo mundial. São países que adotaram a classificação como estratégia para promover e assegurar sua competitividade no mercado. No Brasil, assim como em vários desses países, a adesão ao sistema é voluntária.



 
Fonte: Curitiba Convention & Visitors Bureau