Conheça Curitiba!


CONHEÇA ALGUNS DOS PARQUES E PRAÇAS DE CURITIBA!

Barigüi - Tem um lago gigantesco, que pode ser apreciado desde as mesas de bares no trapiche, em área de vasta sombra. As pistas de corrida, caminhada e os equipamentos de ginástica recebem milhares de moradores regularmente. As churrasqueiras são cobertas, próximas, mas separadas, cada uma com mesa e bancos de madeira para seis pessoas. Abriga também o Museu do Automóvel, parque de diversões, centro de exposições e auditório. Rodovia do Café, km 0, Santo Inácio, tel: (41) 3339-8975.


Bosque Alemão - Homenageia a cultura dos imigrantes que se instalaram no Paraná a partir de 1833. Entre as atrações estão o mirante na Torre dos Filósofos, a Casa Encantada e a trilha na mata de João e Maria, conto de fadas dos Irmãos Grimm. Tem sala de concertos, biblioteca infantil e promove sessões de contação de histórias aos sábados e domingos. Rua Niccolo Paganini, s/nº, Jardim Schaeffer, tel: (41) 3338-6012.


Bosque do Papa - Ganhou este nome por conta da visita do papa João Paulo 2º ao Brasil, em 1980, que, entre outras capitais, esteve em Curitiba. O Memorial Polonês está ali, lembrando o papa e os imigrantes, e se compõe de casas feitas de troncos encaixados. Aproveite para experimentar doces e bolos da culinária polonesa. Rua Wellington de Oliveira Viana, s/nº, Centro Cívico, tel: (41) 3313-7194





Jardim Botânico - O cartão-postal é uma estufa para plantas tropicais com paredes de vidro e metal, que parece imponente de longe e, lá dentro, se revela menor. Por trás da estrutura se estende um corredor coberto que merece ser visitado, o Espaço Cultural Frans Krajcberg, artista polonês radicado na Bahia. Suas esculturas, de grandes proporções e formas fantasmagóricas, denunciam as queimadas no Brasil. Reserve tempo para o Museu Botânico e para se perder por trilhas insuspeitadas, em suaves colinas. Em fevereiro de 2008 estava sendo construído o Jardim das Sensações. Rua Eng. Ostoja Roguski, s/nº, Jardim Botânico, tel: (41) 3362-1800.


Largo da Ordem - No chafariz, é a enorme cabeça de um cavalo que joga água pela boca. Por que não um peixe ou uma figura mitológica dos mares? A poucos passos dali, uma placa explica a escultura do artista Ricardo Todd: o monumento, inaugurado em 1995, lembra a cultura dos tropeiros, carroceiros e de seus cavalos, no espaço do antigo bebedouro, no século 19, diante da Igreja do Rosário. No Setor Histórico, ponto da Linha Turismo, o Largo da Ordem mata a sede dos pombos e alimenta a memória por todos os lados: no Palácio Garibaldi, dos imigrantes italianos, na Casa Romário Martins, de arquitetura portuguesa colonial, na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas e no Memorial de Curitiba.


Tanguá - É dos parques mais novos, de 1996, erguido em área de pedreira, com mirantes excepcionais para matas, lagos e até uma cascata de 40 m de altura. Lá embaixo, um trapiche dá acesso aos patos, que não recusam comida. Próxima dos jardins da entrada, que homenageiam o artista Poty, uma construção com passarelas de tela em vários andares abriga loja e um bar que serve chopes artesanais. Com ciclovias. Av. Nilo Peçanha, s/nº, Pilarzinho, tel: (41) 3352-7607.


Tingüi - O ônibus da Linha Turismo percorre uma grande extensão dos jardins, lagos, praças e pontes do parque cujo nome indígena lembra a nação guarani, pioneira entre os ocupantes dos Campos de Curitiba. Ao final do trajeto está o Memorial Ucraniano. Dentro da réplica de uma igreja de comunidade imigrante do interior do Paraná, exibe-se uma rica coleção de imagens sacras envoltas em mantas bordadas, cuja origem são mosteiros e igrejas de Kiev, Potchaiv, Tchernihiv, Novgorod. Dezenas de pessankas (os ovos com delicadas pinturas a mão, de galinhas, codornas, gansas e cisnes) se alinham em caixas de vidro, e placas explicam que os motivos (geométricos, de figuras da natureza, danças etc.) se relacionam com as regiões da Ucrânia e as tradições das famílias. Av. Fredolin Wolf, s/nº, São João, tel: (41) 3240-1103.


Passeio Público - Foi o primeiro parque público e o primeiro zoológico de Curitiba, inaugurado no tempo do Império, em 1886. Abriga o Memorial Árabe e uma biblioteca, além de viveiros para animais de pequeno porte, entre os quais se destacam as aves. Fica nas proximidades do Teatro Guaíra, vizinho do Círculo Militar e do Shopping Müeller, o mais antigo da cidade. Rua Luiz Leão, s/nº, centro, tel: (41) 3223-6574.


Fonte: UOL VIAJEM