Projeto muda e Curitiba volta à rota do trem-bala
Edital deve colocar 2019 como data-limite para a entrega da
infraestrutura da via. Depois disso, operador terá seis meses para iniciar o
trabalho.
O governo voltou a estudar a construção de trechos ligando
São Paulo a Curitiba, Brasília e Belo Horizonte pelo Trem de Alta Velocidade, informou ontem o presidente da Empresa de Planejamento Logístico (EPL),
Bernardo Figueiredo. “Com a EPL vamos retomar e fazer o estudo de viabilidade
das outras ligações”, disse Figueiredo. Esses trechos já estavam previstos no
lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas acabaram
deixados de lado quando o projeto se concentrou no trecho Campinas-São
Paulo-Rio.
De acordo com o executivo, ainda não há nenhuma estimativa
dos custos desse projeto. Figueiredo estimou que o valor da tarifa média para
viagens no trem-bala fique entre R$ 150 e R$ 200, abaixo da tarifa máxima
prevista a preços de hoje pelo governo, de R$ 250.
O edital que selecionará o operador do trem-bala trará o ano
de 2019 como data-limite para a entrega da infraestrutura da via pela qual
passará o trem ao seu operador. Mas a meta da EPL é antecipar o processo e
permitir que o Trem de Alta Velocidade entre em atividade já em 2018.
O consórcio operador selecionado terá seis meses para dar
início à operação do trem-bala, a partir do momento em que a infraestrutura
ficar pronta. O edital da primeira fase de licitação da operação do trem-bala
seria publicado nesta segunda, mas a aprovação pelo Tribunal de Contas da União
(TCU) atrasou.
A parte de infraestrutura é crítica para o cumprimento do
cronograma. A estimativa do governo é que ela leve cinco anos para ser
implantada. A previsão é que a infraestrutura responda por 77% (R$ 27 bilhões)
do orçamento do trem-bala, enquanto a operação demande R$ 8 bilhões.
Ao longo de 2013, a EPL definirá o modelo para realizar as
obras: Parceria Público-Privada (PPP), concessão ou obra pública, o que, para
Figueiredo, pode acelerar o projeto. A ideia é que a EPL segmente a obra e
contrate mais de uma empresa A estatal vai elaborar um projeto de engenharia
detalhado com o objetivo de evitar dúvidas sobre os custo e o risco da
construção da infraestrutura do trem. O edital para as obras deve sair no
início de 2014 e a contratação no primeiro semestre daquele ano.
Fonte: Gazeta do Povo.
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