quinta-feira

Proximidade da Copa influencia cursos de pós-graduação



Instituições de ensino oferecem capacitação em várias áreas relacionadas ao megaevento. Bom desempenho em 2014 deve atrair novas oportunidades. A Copa do Mundo no Brasil será no ano que vem, mas já faz parte da vida de muitos universitários. A proximidade do evento tem elevado o número de trabalhos de conclusão de curso sobre o tema nas graduações e também tem impulsionado a oferta de especializações relacionadas ao Mundial e às oportunidades que ele trará.

Iniciativas têm surgido em todo o país. Em Salvador (BA), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), por exemplo, abriu 50 vagas para um curso de especialização em Gestão do Trânsito para a Copa. Em Porto Alegre (RS), a Faculdade Senac dá ênfase ao evento em sua especialização em Gestão de Negócios Hoteleiros. Também de olho na Copa, a Universidade Anhembi Morumbi lançou no ano passado a especialização em Jornalismo Esportivo e Multimídias para os profissionais de comunicação.

Mesmo em cursos que não foram criados com foco no Mundial de 2014, o assunto ganha destaque. “Temos um módulo sobre eventos esportivos, mas não tem como não citar a Copa em quase todas as outras disciplinas”, diz a professora Karyn Deda Gomes Markiewicz, coordenadora do MBA em Gestão de Eventos da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). 

Para Karyn, o desempenho da organização de Curitiba na Copa do Mundo será a vitrine para atrair outros eventos de grande porte e, consequentemente, abrirá mais oportunidades aos profissionais da área. 

A professora Fabíola Bevervanco Zdepski, coordenadora da especialização em Gestão de Eventos Esportivos na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), compartilha da visão de que a Copa é uma grande oportunidade para a atração de outros negócios. “A proposta do nosso curso é justamente a de aproveitar as oportunidades que virão com o evento, pensando não só na atração de turistas, mas também de negócios.” O curso inclui várias disciplinas de planejamento aplicado, como logística, pesquisa de mercado, cerimonial e protocolo e Business Game.

Nenhum comentário:

Postar um comentário