Réveillon fora de época acontece sexta no Largo da Ordem
No começo, ninguém entendeu. Depois, ele foi motivo de polêmica. Ano passado, entrou para o calendário oficial do Paraná. Neste ano, muda de lugar. O réveillon fora de época acontece na próxima sexta-feira, 1º de março, no Largo da Ordem. Os mais saudosistas (ou conservadores) no entanto, dizem que uma versão menor da festa sem propósito – a não ser se reunir na rua, de branco, e soltar uns fogos, o que não deixa de ser interessante dependendo da companhia – acontece na Praça da Espanha, ninho do evento em Curitiba.
A mudança de local, dizem os organizadores, é devido às obras no entorno da Praça, “o que torna a região inviável, pois coloca em risco a segurança dos participantes”-- a Avenida Vicente Machado está em obras, de fato, embora acredite que outros motivos podem ter pesado na decisão: depois das primeiras edições, comerciantes locais e moradores reclamaram do barulho e da sujeira "pós-ano-novo".
Na tarde de terça-feira (26), houve uma reunião com órgãos da prefeitura em que “foi consolidado o apoio de infraestrutura para a realização do evento. Haverá banheiros químicos, segurança, ambulâncias, orientação no trânsito...” Oito mil seiscentos e quarenta e nove pessoas já estão confirmadas via Facebook. O evento está marcado para as 22 horas.
A mudança de local é emblemática. Com a festa sem motivo no Largo da Ordem, espaço histórico e nobre da cidade, o evento ganha ares oficiais e deixa de ser “improvisado.” Também será interessante observar se os costumeiros frequentadores irão mesmo caminhar sobre os paralelepípedos dali. Com a mudança de local, o réveillon fora de época pode também entrar para a história e, quem sabe, virar lenda daqui a uns bons anos, quando virmos fotos instagramadas de um povo de branco estourando champagne em um mês de março qualquer.
Fonte: Gazeta do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário