terça-feira

Ministério do Turismo certifica hotéis com novo sistema de classificação Sistema com estrelas passa a ser marca exclusiva do governo federal.

Objetivo é padronizar aferição de qualidade de serviços de hospedagem.
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, entregou nesta terça-feira (25), durante cerimônia em Brasília, placas de certificação a hotéis de dez estados que se adequaram ao novo sistema de classificação dos serviços de hospedagem adotado pelo governo. Já são 19 hotéis classificados pelo novo padrão e outros 97 aguardam credenciamento.

Pelo velho sistema, revogado em 2010, eram os próprios hotéis que definiam e classificavam a qualidade de seus estabelecimentos. Pelo novo sistema, instituído pelo Turismo em junho de 2011, somente hotéis certificados pelo governo federal podem usar estrelas como classificação. O novo método tem como principal finalidade modernizar e aumentar a competitividade da hotelaria no país.

Segundo a assessoria da pasta, grandes eventos a serem sediados no país, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, motivaram o governo a ser mais rigoroso na classificação dos hotéis. O credencimento é voluntário e não existe proibição para auto classificação. O que não pode, informou a assessoria do Ministério, é utilizar o símbolo estrela, que é marca exclusiva do governo.

Condições
Só poderão usar a classificação de uma a cinco estrelas hotéis e meios de hospedagem que se enquadrarem nos requisitos de sustentabilidade, infraestrutura e serviços adotados pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) do Ministério do Turismo.

Sete tipos de meios de hospedagem serão classificados: hotel, flat/apart-hotel, resort, hotel fazenda, hotel histórico, pousada e cama&café. Cada categoria tem requisitos obrigatórios e eletivos para se enquadrar na classificação pretendida.

Como a classificação é voluntária, os hotéis devem se cadastrar junto ao Ministério do Turismo de acordo. Um auditor do Inmetro irá pessoalmente conferir se o estabelecimento está dentro dos requisitos exigidos pelo órgão. Caso o hotel não se enquadre na categoria pretendida, o papel do auditor é sugerir as mudanças necessárias. A classificação vale por três anos.

Para chegar ao modelo atual de credenciamento, o governo estudou padrões de avaliação internacionais. O Ministério promoveu oficinas nas cinco regiões do país para discutir a montagem da matriz.

O Brasília Palace Hotel, mais antigo de Brasília, se classificou como hotel histórico e recebeu quatro estrelas. De acordo com a assessoria do Ministério do Turismo, 118 hotéis do Rio de Janeiro se comprometeram a aderir à classificação do Ministério.

Fonte: http://g1.globo.com/brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário