quarta-feira

Ensino integral desafia governo do PR

Ter 500 escolas oferecendo educação em tempo integral no Paraná até 2014 (de um total de 2.139) é uma das promessas do governo estadual. Para atingir a meta, porém, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) está montando um quebra-cabeça com vários modelos diferentes, que consistem basicamente em projetos de contraturno com aulas optativas. Segundo a Seed, a meta já teria sido ultrapassada, pois 501 escolas oferecem hoje a carga horária obrigatória para que o ensino seja considerado integral. Desse total, no entanto, apenas 29 seguem um currículo de turno único, com horas a mais para Língua Portuguesa e Matemática, entre outras atividades.

Hoje, a maior parte dos alunos da educação básica no país permanece cerca de quatro horas na escola. Para um ensino em tempo integral, o Plano Nacional de Educação (PNE) propõe uma jornada diária de pelo menos sete horas. Segundo a Seed, 501 escolas estaduais oferecem até 15 horas semanais de atividades para os estudantes no contraturno. Dessas, 391 são instituições de ensino atendidas pelo programa Mais Educação, do governo federal.

Ainda que muitas escolas estaduais estejam sendo consideradas de educação em tempo integral, no entanto, isso não quer dizer que todos os alunos dessas instituições estejam tendo essa oportunidade. A rede estadual do Paraná tem no ensino fundamental 645.942 alunos, e cerca de 37 mil estão matriculados em programas permanentes de contraturno, seja pelo programa Mais Educação ou por atividades mantidas pelo governo do estado.

Além disso, há falta de uniformidade nas atividades ofertadas. Enquanto algumas escolas consideram como ensino integral a participação de alunos em atividades esportivas, aulas de reforço e de idiomas, outras têm um currículo bem estruturado. É o caso de 29 escolas que em 2013 terão 2.882 alunos estudando 45 horas semanais, pelo programa Educação em Tempo Integral em Turno Único.

O modelo de Proposta Pedagógica Curricular do Turno Único segue uma instrução lançada pela Seed em dezembro do ano passado e tem jornada semanal dividida em 28 horas-aula dedicadas ao currículo de base nacional comum, com algumas horas a mais para Língua Portuguesa e Matemática, e outras 17 horas-aula para línguas estrangeiras e disciplinas diversificadas.



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