terça-feira


Trilhas do Paraná

Com o verão mais seco do que o habitual, este mês pode ser uma boa época para conhecer caminhos quase inóspitos do estado, banhar-se em águas cristalinas de rios e se exercitar. Tudo isso nas trilhas que, quando secas, podem ser transpostas com menor dificuldade.

Um dos caminhos mais procurados do estado, o Itupava, entre Quatro Barras (Região Metropolitana de Curitiba) e Morretes (Litoral paranaense), encanta pela exuberância da Mata Atlântica e dos rios que cortam a trilha na mesma proporção em que oferece obstáculos para transpô-lo. O trecho foi aberto pelos índios guaranis e é uma das quatro ramificações do caminho do Peabiru – que liga os oceanos Pacífico e Atlântico.

Habitualmente, os cerca de 22 km de extensão do caminho do Itupava são percorridos na descida da Serra do Mar. É possível, porém, optar por realizar apenas trechos dele – o que torna a jornada acessível àqueles desacostumados a longas caminhadas. 

A partir de Morretes, por exemplo, basta andar duas horas, passando por pontes sobre rios como o Taquaral e o São João – que formam piscinas naturais moldadas por pedras, para chegar a um dos atrativos do caminho: o Santuário de Nossa Senhora do Cadeado – ponto que homenageia a padroeira dos ferroviários e confere uma vista panorâmica do Pico do Marumbi, um dos berços do montanhismo nacional. 

Para quem se aventura a subir 40 minutos a mais em direção à Estação Marumbi, o banho pode ser ainda mais monumental no Cemitério dos Grampos – ponto tradicional para nadar, a dez minutos do ponto de parada do trem. Apesar de curto, o caminho é tortuoso e íngreme.

Outras trilhas
Região litorânea e Serra do Mar paranaenses

• Circuito Mananciais da Serra
Localização: em Piraquara, no Parque Estadual do Marumbi (Sanepar), há quatro diferentes trilhas: Estrada e Reservatório do Carvalho, grutas e estátua de São Francisco, Trilha da Caixa do Salto e Trilha da Chaminé Acesso: de carro, por estradas de terra batida e mal sinalizadas. Distância: 9 Km de trilhas no total. Tempo de caminhada: de 1h30 a 6 horas. Nível: leve
Obs.: as visitas aqui ocorrem nos primeiros e terceiros finais de semana de cada mês, entre março e dezembro. Grupos com mais de 10 pessoas precisam realizar agendamento prévio, pelo fone 3673 3310. O horário de funcionamento, nos dias de visitação é das 8:30h às 16h.

• Picada do Cristóvão ou Trilha da Conceição
Localização: município de Antonina, distrito de Bairro Alto. Entrada pela Fazenda Lírio do Vale, mediante autorização de acesso concedida pelos moradores locais Distância: Picada do Cristóvão e Trilha da Conceição: de 23 a 27Km (ida e volta) Tempo de caminhada: de 4 a 15 horas de caminhada, dependendo da trilha e do trecho Nível: Intermediário a pesado, dependendo das condições climáticas e, do ritmo.
OBS.: Recomenda-se percorrer estas trilhas apenas com pessoa que conheça previamente o caminho. As trilhas não possuem sinalização alguma e, como existem dezenas de caminhos secundários, há sério risco de se perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário