quarta-feira

Curitiba terá audiência pública para discutir ampliação da frota de táxis

No próximo dia 4 de julho a população de Curitiba poderá participar de uma audiência pública para discutir as diretrizes para a elaboração do edital de licitação que vai ampliar a frota de táxis do município. A reunião será realizada pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), responsável pelo gerenciamento e administração do serviço de transporte individual de passageiros na capital, a partir das 19 horas, no Salão de Atos do Parque Barigui.

De acordo com a Urbs, a convocação oficial da audiência foi assinada nesta terça-feira (18) e será publicada na próxima quinta-feira (20) em jornais locais, nos diários oficiais do estado e do município e nos site da Prefeitura e da Urbs. A intenção é que todo o trâmite que permite a ampliação da frota seja finalizado, no máximo, até o início do próximo ano.

O órgão disse que durante a audiência será definida, entre outras resoluções, a quantidade de táxis que será adquirida por meio do edital para suprir a deficiência da frota atual, que é de 2.252 táxis e cuja formação data de 1975, quando a cidade tinha em torno de 600 mil habitantes. Hoje, Curitiba tem 1,7 milhão de habitantes, o que corresponde, aproximadamente, a um taxi para 778 moradores (Confira no infográfico abaixo). 

O termo de referência que vai nortear todo o processo foi elaborado depois de uma série de encontros e reuniões com taxistas permissionários, condutores, empresas, cooperativas, sindicatos e vereadores, bem como processos para ampliação de frota de táxi em outras cidades. 

ACP reclama da frota atual 

As reclamações a respeito do déficit de táxis em Curitiba não se limitam apenas aos moradores e visitantes da cidade. A Associação Comercial do Paraná (ACP) afirma que essa falha no transporte também influencia negativamente no setor comercial da cidade. Nesta terça-feira, a entidade publicou um comunicado solicitando às autoridades a adoção de medidas urgentes para solucionar o problema. “Tem gente que prefere usar os serviços de táxi a usar ônibus, então, conforme o usuário percebe que não tem carro disponível, sai menos para fazer compras. Isso é uma constatação que precisa ser mudada e nós queremos alertar isso”, declarou o presidente da ACP, Edson José Ramon no comunicado. 

Como está a frota de táxi em Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário