sexta-feira

Lapa comemora 244 anos

Divulgação / A cultura do movimento tropeiro é uma das principais características da Lapa

Os 244 anos de história da Lapa estão nos festejos do Dia de Santo Antônio de Pádua, foram comemorado nesta quinta-feira (13). A data também é dedicada ao turista. Dois bons motivos para visitar a cidade, que fica a 70 km de Curitiba.

Durante toda semana serão realizados eventos culturais e religiosos na Praça General Carneiro, localizada no centro do Município. Hoje (13) acontece a Missa Solene do Padroeiro Santo Antonio seguida de almoço comemorativo e apresentações culturais. No sábado, (15) o destaque entrega de Comendas “Heróis da Lapa” no Theatro São João.Ainda como parte das comemorações pelo aniversário da cidade, haverá corrida rústica no dia 23 e etapa do Campeonato Paranaense de Mountain Bike, no dia 30.

Segundo o Secretário de Turismo do Paraná, Jackson Pitombo, o município da Lapa com seu Centro Histórico composto por aproximadamente 235 edifícios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), representa importante destino turístico do Estado. “O conjunto arquitetônico da antiga Rua do Cotovelo, o Theatro São João, um dos mais antigos do Brasil, o Museu de Armas, a Casa Lacerda, a Casa Vermelha e o Museu Histórico são atrativos que merecem ser visitados”, afirma.

Capital da Cultura - Em 2011 o município foi escolhido como Capital brasileira de Cultura. Além do conjunto arquitetônico bem preservado, a cidade mantém um patrimônio imaterial relevante, como as Congadas, as festas religiosas e populares, bem como a gastronomia com forte influência do movimento tropeiro. Merece destaque a receita da famosa “Coxinha de Farofa”, preparada com massa de pastel enrolada em tiras. Apesar do nome, a coxinha não possui farofa em seu preparo.

Curiosidade
O nome “Lapa” vem do vocabulário pré-céltico lappa, que significa grande pedra, ou grande laje, que forma um abrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário