segunda-feira

Curitibanos são favoráveis a feriados em dias de jogos da Copa


Antônio Costa / Gazeta do Povo / Curitibanos querem feriados nos dias de jogos da Copa na capital paranaense



Em reunião na tarde desta quarta-feira (22), a Comissão Especial da Copa da Câmara de Curitiba divulgou o resultado da enquete feita pela internet para saber a opinião dos curitibanos sobre a possibilidade de haver feriado nos dias de jogos da Copa do Mundo de 2014 na capital. O assunto está sendo discutido pela Comissão e um projeto deve ser levado à votação no plenário da Câmara nos próximos meses.

Segundo a enquete, que estava disponível no site da Câmara Municipal desde o dia 2 de maio, 6.439 internautas (87,39% do total) se posicionaram favoráveis à declaração de feriado nos quatro dias de jogos em Curitiba. Por outro lado, 929 pessoas (12,61%) foram contra o feriado. A enquete teve caráter apenas de consulta e não deve ser o único dado a ser levado em conta na apreciação do assunto pelos vereadores.

“O filtro ainda não está pronto. Nós precisamos de mais embasamento para uma questão tão controversa quanto essa”, afirmou o presidente da Comissão Especial da Copa, vereador Paulo Rink (PPS). Durante a Copa, todos os quatro jogos em Curitiba serão em dias da semana: 16 de junho (segunda-feira), 20 de junho (sexta-feira), 23 de junho (segunda-feira) e 26 de junho (quinta-feira).

A Procuradoria Jurídica da Câmara atualmente prepara um estudo técnico para verificar a possibilidade dos dias de jogos serem declarados feriados. Porém, a Lei Geral da Copa, sancionada ano passado, já prevê que tanto os municípios quanto os estados têm autonomia para declarar feriado nos dias das partidas. Em tese, o próprio prefeito Gustavo Fruet (PDT) pode declarar feriado nos quatro dias, por meio de decreto.

Fruet, no entanto, teria solicitado à Câmara que discutisse a questão por meio de um projeto de lei, que terá de ser votado pelos 38 vereadores. A possibilidade de feriado, que encontra forte resistência da Associação Comercial do Paraná (ACP) e de outras entidades empresariais, ainda não tem data para ser levada a votação. Na reunião desta quarta-feira, a Comissão optou por adiar as discussões durante três reuniões, até que a ACP e órgãos envolvidos na organização municipal da Copa, como o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), apresentem formalmente dados que comprovem as consequências práticas da declaração de feriado nos quatro dias. Assim, é provável que a Comissão da Copa na Câmara se pronuncie sobre o assunto somente em julho, já que as reuniões são quinzenais.

Um dos dias de jogos em Curitiba – 23 de junho, segunda-feira – coincide com a data da última partida da Seleção Brasileira de Futebol pelo Grupo A da Copa. Portanto, independentemente da discussão feita na Câmara, neste dia o comércio não deve abrir na capital, visto que a Lei Geral da Copa prevê que os dias de jogos da seleção devem ser feriado nacional.

terça-feira


Afonso Pena é o melhor aeroporto, diz pesquisa

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi o melhor avaliado em uma pesquisa da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República realizada com mais de 20 mil passageiros nos três primeiros meses de 2013. 

O estudo foi realizado em quinze aeroportos brasileiros que receberão turistas durante a realização de grandes eventos, como a Copa das Confederações, em junho deste ano, e a Copa do Mundo de 2014. Os passageiros responderam a um questionário padronizado – com opções de notas de 1 a 5 para diversos indicadores como segurança, internet, alimentação e banheiros. Os passageiros também puderam avaliar o tempo de espera em filas de check-in e cordialidade dos funcionários dos aeroportos. 

Entre os avaliados, o Aeroporto Internacional Afonso Pena foi o que mais se aproximou na nota máxima - obteve uma média de 4,21. O aeroporto de Curitiba ficou quatro décimos acima da nota nacional, que foi de 3,81 pontos. Para a composição da nota média, a Secretaria de Aviação Civil analisou 41 indicadores, que foram divididos em subgrupos: facilidade de acesso, check-in, emigração, inspeção de segurança, imigração e aduana. O aeroporto de Curitiba foi o melhor colocado em nove indicadores – entre eles tempo de fila no check-in, facilidade para encontrar o caminho do aeroporto, limpeza dos banheiros e atualização dos painéis com informações de voos. 

Acima da média 

Nos 41 itens que compõem a pesquisa, o aeroporto de Curitiba esteve acima da média nacional em 38 deles. Em três indicadores Curitiba se manteve na média – disponibilidade de meio-fio, que avalia o espaço destinado ao embarque e desembarque de passageiros na entrada no aeroporto, preços da praça de alimentação e de produtos de estabelecimentos comerciais, que avalia outros serviços oferecidos dentro do terminal aeroportuário, como farmácias e revistarias. 

Entre os piores colocados estão os aeroportos de Cuiabá, Manaus, Brasília, Campinas e o aeroporto de Confins, em Belo Horinzonte. O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) no Rio de Janeiro e o Aeroporto Internacional Governador André Franco Montouro, em Guarulhos, que funcionam como grandes portas de entrada do país, também tiveram notas abaixo da média nacional. 

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra o Aeroporto Internacional Afonso Pena e os outros 14 terminais avaliados pela pesquisa, afirmou que está avaliando os dados da pesquisa para que possa melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários.



Fonte: Gazeta do povo

sexta-feira

Curitiba ganha rede Wi-Fi gratuita para clientes da Claro, Embratel e Net

Pontos de acesso ficam em aeroportos, bares, parques e hospitais de nove cidades do país. Para encontrá-los, é necessário baixar um aplicativo no smartphone

A Claro, a Embratel e a Net anunciaram, nesta quinta-feira (16), o serviço de internet sem fio para clientes das três empresas em Curitiba e outras oito cidades brasileiras. Serão 6 mil hotspots, que podem ser localizados pelo aplicativo ‘Net App’ para smartphones com os sistemas Android e iOS.

Os clientes das empresas terão acesso à rede em locais como shoppings, parques, aeroportos e hospitais por meio de login e senha.

No Rio, são quase mil pontos em 77 bairros. Em São Paulo, 1,7 mil pontos. As outras cidades que recebem a rede Wi-Fi são Campinas, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador.

O grupo América Movil, que reúne as três empresas, fez um investimento de R$ 10 bilhões na área só neste ano. O montante foi compartilhados pelas três companhias. O objetivo é oferecer mais mobilidade aos clientes, otimizar a rede 3G e complementar a rede 4G de banda larga móvel, de acordo com representantes dos empresas.

"Trabalhamos permanentemente para surpreender nossos clientes e trazer novidades par o mercado", disse José Antônio Félix, presidente da Net, durante o lançamento do serviço.


Brasil vai aproveitar a Copa do Mundo para promover festas juninas

Divulgação /  

O Brasil aproveitará a Copa do Mundo de 2014 para promover as festas juninas, praticamente desconhecidas no exterior. A ideia é que a coincidência das datas da Copa, que será disputada entre 12 de junho e 13 de julho, e das principais festas juninas, que começam em 7 de junho e vão até 7 de julho, sirva para que os estrangeiros que venha ver o futebol possa conhecer também essa tradição.


"Queremos que o Brasil também seja conhecido como o país do 'arraiá'", disse o presidente da Embratur, Flavio Dino. A Embratur fará uma campanha promocional para que os turistas cheguem ao Brasil com pacotes que incluam, entre uma partida e outra, a ida a uma das cidades que organizam as festas juninas mais populares do país.

A Embratur pretende reunir as autoridades das cidades que organizam as maiores festas juninas para preparar o material das campanhas promocionais que serão feitas no exterior.

"É uma oportunidade única que essas cidades terão para promover internacionalmente suas festas, já que coincidirão com o evento que mais atrai a atenção dos meios de comunicação no mundo. Nossa meta é transformar as festas juninas em outra marca do país no exterior", declarou o presidente da Embratur.


Sinal verde para curtir patrimônios e natureza de Curitiba

O Largo da Ordem, com suas imponentes construções do século 18, como a Casa Romário Martins e o Museu de Arte Sacra, que fica dentro da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas  Foto: Christian Knepper/Embratur/Reprodução
Curitiba é um das cidades mais "verdes" do Brasil. A quantidade de parques e bosques é a primeira coisa que chama a atenção do turista que pisa pela primeira vez na capital paranaense. Mas Curitiba também impressiona pelas soluções em transporte público, pela gastronomia de qualidade e vida cultural variada.

O parque mais frequentado, o Barigui, é também o maior, com seu 1,4 milhão de metros quadrados. Lá, moradores e turistas convivem pacificamente com preás, socós, garças brancas, gambás, tico-ticos e sabiás que habitam o local. Entre as opções para entretenimento estão churrasqueiras, quiosques, pistas de bicicross e aeromodelismo, quadras, equipamentos de ginástica, restaurante, parques de diversão, o Museu do Automóvel e a Estação Maria Fumaça.

Outro local que é referência na cidade é o Parque Tanguá, que foi inaugurado em 1996 como uma ação para a preservação do rio Barigui. Sua principal atração são as duas pedreiras unidas por um túnel de 45 m de extensão que pode ser atravessado a pé ou por uma passarela sobre a água. O parque também oferece pista de cooper, ciclovia, mirante, lanchonete e o Jardim Poty Lazzarotto.


Outro dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba é o Jardim Botânico, feito à imagem dos jardins franceses. A estufa impressiona com espécies nacionais e uma fonte de água. Atrás fica o espaço cultural Frans Krajcber, cuja exposição permanente conta com 144 esculturas. Quer conhecer um pouco da mata nativa? Há trilhas no local para se percorrer a pé.


A Ópera do Arame, um dos símbolos de Curitiba, também foi construída à semelhança da Ópera de Paris, com estrutura tubular e teto transparente. O local é cercado por um lago e tem ainda uma cascata. Todo tipo de espetáculo é apresentado ali, do clássico ao popular - a capacidade é de cerca de 1,6 mil pessoas.

No Teatro Paiol, as apresentações são um pouco mais intimistas: a capacidade da casa é de 220 pessoas. O local foi construído para abrigar um depósito de pólvora e, após várias restaurações, foi inaugurado como teatro em 1971, com um show de ninguém menos do que Vinícius de Moraes.
Curitiba tem também tem em seu cardápio turístico o maior museu da América Latina, o Museu Oscar Niemeyer. Ele foi inaugurado em 2002, quando o arquiteto reformulou o projeto do Edifício Castelo Branco, de sua própria autoria.

Ainda de olho na arquitetura da cidade, a pedida é visitar o Largo da Ordem, com suas imponentes construções do século 18, como a Casa Romário Martins e o Museu de Arte Sacra, que fica dentro da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas.

Além disso, vale a pena prestar atenção nas fachadas da Casa Vermelha e do Palácio Garibaldi e passar pela travessa Nestor de Castro, toda decorada com painéis de azulejo feitos por Poty Lazzarotto. Mas o largo é famoso mesmo pela boemia garantida nos bares que o rodeiam e pelos espetáculos de música e arte que acontecem no memorial de Curitiba.

Fonte: Terra

quarta-feira

Curitiba terá campanha educativa e mais blitze para aplicação da Lei Seca

A Prefeitura, a Polícia Militar e o Instituto Paz no Trânsito vão trabalhar em parceria para intensificar a aplicação da Lei Seca em Curitiba. A partir de junho, haverá mais blitze na cidade. Paralelamente, será realizada uma grande campanha de mídia, elaborada pela Prefeitura, além de outras iniciativas para conscientizar a população do perigo de dirigir sob o efeito de álcool. As medidas foram definidas durante reunião nesta segunda-feira (13), na sede do Comando-Geral da PM. 

“A Lei Seca está implantada há um bom tempo e a orientação do prefeito Gustavo Fruet é para termos tolerância zero com o álcool no trânsito de Curitiba, evitando mortes em acidentes. Precisamos humanizar mais a convivência na nossa cidade”, afirmou o secretário extraordinário de Relações com a Comunidade, Caíque Ferrante. Segundo ele, a realização de mais blitze e ações educativas ajudará a evitar a mortandade e a criminalidade causadas pela bebida. 

A fiscalização da Lei Seca irá acontecer quase que diariamente na capital, com trabalho conjunto do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e Guarda Municipal. 

A campanha de mídia desenvolvida pela Prefeitura tem como mote "Lei Seca - Vai pegar". Estão previstos anúncios em mobiliário urbano, ônibus e internet, além de ações em bares e estabelecimentos noturnos. A Polícia Militar colocou seu efetivo à disposição da campanha e deve ceder cadetes da Academia de Polícia para as fiscalizações educativas que deverão ser organizadas pela Setran. 

“A campanha pelo respeito à Lei Seca proposta pela Prefeitura é uma brilhante iniciativa, que vai ajudar muito o trabalho já realizado pela PM no trânsito de Curitiba. O que estiver ao nosso alcance será feito para que a campanha decole. Com as parcerias, teremos segurança constante na cidade”, disse o comandante Geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk. 

Para a presidente do Instituto Paz no Trânsito, Christiane Yared, a parceria entre todos os órgãos envolvidos com o trânsito da cidade fará a diferença para a mudança do comportamento das pessoas. “Esta junção de forças vai salvar muitas vidas. A sociedade está pedindo isso e temos agora uma grande possibilidade de mudança de comportamento. Esta campanha tem que ser constante, deve continuar nas próximas gestões de Curitiba e se estender a todo o País”, afirmou.

terça-feira


Baixa temporada: quase 1.000 passagens nacionais em oferta para você aproveitar!






























Agosto e setembro são meses considerados de baixa temporada para voos nacionais. Sabe o que isso quer dizer? Preços baixos! E já é possível encontrar muitas passagens em oferta para quem está planejando uma viagem pelo Brasil no segundo semestre. Segue uma pesquisa com base em dicas de nossos leitores, foram encontramos quase 1.000 passagens em oferta, com preços menores que o normal! Vale a plena aproveitar!

Essas passagens são ideias para quem gosta de planejar a viagem com calma e possibilitam economizar com hotéis, traslados e passeios por reservar com antecedência. Em nossa pesquisa, encontramos dezenas de opções de passagens de ida e volta por menos de R$ 200 – isso mesmo menos de R$ 100 cada passagem!

Para facilitar sua busca, selecionamos os melhores trechos na pesquisa abaixo, já com links diretos para as passagens. Vale destacar que as passagens não têm apenas essas datas, você pode alterar e ficar menos ou mais dias no destino escolhido. Além disso, também pode alterar o número de passageiros, basta clicar no link escolhido. Só para lembrar, a baixa temporada vai até novembro, por isso é provável que tenha passagem barata até este mês.

Outra dica importante: os preços das passagens aéreas mudam o tempo todo. Se quando você clicar o preço tiver aumentado, significa que naquela data já compraram todas as passagens promocionais. Mas não se desespere: procure em outras datas que você ainda poderá encontrar! Não se esqueça, porém, que os preços não incluem as taxas de embarque.

Confira as passagens em oferta: Melhores destinos

segunda-feira

Curitiba tem dois projetos de acesso gratuito à internet

O sinal gratuito de internet alcança as proximidades das escolas municipais que estão com o serviço ativo, em um raio de 200 metros em torno da antena, e pode ser acessado por qualquer dispositivo com tecnologia wi-fi padrão de mercado. 

Para acessar, basta localizar a rede WIFI_CURITIBA no dispositivo. O navegador será direcionado para o site do Passaporte Curitiba, no qual é possível cadastrar-se. Após o preenchimento dos campos, a navegação é liberada. Depois do primeiro cadastro, basta inserir login e senha para ter acesso ao serviço novamente. A velocidade da conexão pode variar de acordo com o número de usuários simultâneos na região.

A família de Orzilha Aparecida Figueiredo Gaspar, moradora do bairro Tatuquara (a 16 quilômetros do Centro), acaba de entrar para o grupo de curitibanos que conta com acesso grátis à internet dentro de casa. Com dois filhos na Escola Municipal Vila Zanon, Orzilha é uma das moradoras beneficiadas pelo projeto Curitiba Digital – Internet Grátis, que disponibiliza internet sem fio em escolas municipais e suas proximidades. 

O projeto, realizado pelo ICI para a Prefeitura de Curitiba, deve atingir as 181 escolas do município até junho de 2013. “Antes meus filhos usavam internet na casa dos vizinhos, mas há duas semanas eu comprei um computador e, na hora de instalar a internet, vimos que o sinal da escola chegava até aqui”, comemora Orzilha. 

A Vila Zanon está entre as primeiras 80 escolas a receber a internet grátis sem fio (via tecnologia wi-fi) dentro da instituição. A conexão é de 20 Megabytes (MB) por escola. O sinal é ofertado também para casas, comércios e serviços localizados num raio de até 200 metros no entorno de cada instituição. 

“É uma expansão digital do conceito de Comunidade Escola, pois rompe as barreiras físicas e traz informações às famílias dos alunos a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana”, afirma o diretor-presidente do ICI, Renato Rodrigues. 

Ele ressalta que a internet grátis é um dos “pilares do nosso reconhecimento como Cidade Mais Digital do Brasil em 2012”. Este ano, Curitiba alcançou o topo do Índice Brasil de Cidades Digitais, pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) - entidade privada originária do Ministério das Comunicações. 

Alunos e professores conectados - Nas escolas onde o serviço já está ativo, os alunos acessam a internet a partir de netbooks (versão menor e mais leve dos laptops) nas próprias salas de aula – 20 mil foram distribuídos pela Secretaria Municipal da Educação para todas as escolas municipais. 

Os equipamentos fazem parte do projeto Conexão Escola, da Prefeitura de Curitiba em parceria com o Governo Federal. Com a tecnologia wi-fi em toda a área da escola, o uso da internet deixa de ser restrito aos laboratórios de informática e passa a ser integrado à rotina da sala de aula. 

“Professores também usam o sinal para fazer pesquisas e o planejamento das aulas”, diz a diretora da Escola Vila Zanon, Márcia Peça. É o caso da professora Karla Renata Ferri: “Isso facilita muito o nosso trabalho, pois com a internet no apoio aos livros temos um leque maior de conhecimento”. 

Benefício à comunidade - “No dia que instalaram (a internet sem fio), tinha uma fila de gente usando notebook e celular na calçada em frente à escola”, conta a diretora Márcia. De acordo com o gerente de infraestrutura do ICI, Fernando Matesco, o serviço é apropriado para o acesso a e-mails, redes sociais, acesso a portais e realização de pesquisas diversas. 

A confeiteira Djanani Gomes de França, que mora perto da Escola Vila Zanon e trabalha em casa, vai além: “Eu busco receitas na internet para fazer minhas encomendas”. Djanani conta que o serviço oferecido pelas operadoras de internet na região ainda não é satisfatório 

“Antes eu ficava andando pela casa procurando o sinal”, diz. Com dois filhos na escola municipal, ela conta que as pesquisas escolares feitas em casa facilitaram a rotina das crianças, pois não há lan house por perto. “E agora estou até ensinando minha mãe a usar a internet”, orgulha-se. 

Comércio eletrônico ganha regras mais rígidas

Lojas virtuais devem apresentar informações mais claras sobre produto, serviço e fornecedor; normas estão previstas em decreto

Os consumidores devem ter mais segurança na hora de realizar compras pela internet. Com a entrada em vigor amanhã do primeiro decreto (nº 7962/13) que define regras específicas para o comércio eletrônico no Brasil, órgãos de defesa do consumidor esperam que o relacionamento com as lojas online ganhe mais transparência.

O decreto sancionado em 15 de março pela presidente Dilma Rousseff determina que os sites forneçam de forma clara informações – muitas vezes negligenciadas – como a identificação do nome empresarial e localização física, além da especificação detalhada da oferta e de despesas adicionais, como o frete.

A loja deve ainda apresentar o resumo do contrato antes de concluir a compra, bem como oferecer ao consumidor um meio que permita a conservação e reprodução do documento.

“As normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) não estavam sendo cumpridas ou eram postergadas por empresas do setor. As regras reforçam a responsabilidade das empresas na oferta de produtos e serviços na internet”, afirma Maria Inês Dolci, coordenadora do Proteste.

O fornecedor também terá de informar de forma clara os meios para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor, conforme o artigo 49 do CDC. Passa a ser obrigação da loja comunicar imediatamente o arrependimento à instituição financeira ou à administradora do cartão de crédito para que a transação não seja lançada na fatura.

“O prazo para arrependimento é de sete dias. E todas as despesas, incluindo frete, ficam por conta da empresa”, explica Daniel Mendes Santana, advogado do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). 

Além disso, pela primeira vez, foram criadas regras específicas para as ofertas de sites de compras coletivas. “Eles deverão informar a quantidade mínima de consumidores para a efetivação do contrato, o prazo para utilização da oferta e a identificação do fornecedor responsável pelo site, bem como a do fornecedor do produto ou serviço ofertado”, diz o advogado Thiago Mahfuz Vezzi, especialista em relações de consumo do Salusse Marangoni Advogados. 

Fonte: UOL

sexta-feira

A jovem pianista Renata Bittencourt mostra seu talento no Guairão




Renata formou-se em 2008 pela Escola de música e belas artes do Paraná e no ano seguinte foi admitida no Conservatoire Regional de la Courneuve (Paris). Em 2011 recebe seu prix de piano com unanimidade na classe de Romain Descharmes no Conservatoire régional de la Courneuve. Atualmente faz mestrado de concerto no Conservatoire de Lausanne, na Suíça. Foi uma das quatro pianistas brasileiras selecionadas para participar das masterclasses com John O'Connor, durante a Semana Beethoven no Brasil, em 2006. Participou em festivais e concerto no Brasil, França e Suíça, em 2011 e 2012

Repertório do concerto - Noites Nos Jardins de Espanha foi composta entre 1911 e 1915, durante a estadia de Manuel de Falla em Paris e foi dedicada a Ricardo Viñes, intérprete e divulgador da música francesa e espanhola. Segundo o próprio compositor, depois de estrear a obra em 9 de abril de 1916 no Teatro Real de Madrid, a composição tratava-se originalmente de três noturnos destinados ao piano e nada tem a ver com a forma concerto apesar de sua divisão tripartida, e que a única proposta da obra era “evocar lugares, sensações e sentimentos”. 

Inclui também Suíte da ópera O Galo de Ouro, do compositor russo, Rimsky Korsakov, que abre a apresentação. A peça escrita em 1907 é baseada no conto homônimo de Alexandre Púchkin, mestre da literatura russa. 

Danças de Galanta do húngaro Zoltán Kodály, encerra o concerto. São baseadas em uma obra publicada com 5 danças típicas da região de Galanta (Slovakia) e misturam arranjos do estilo húngaro e gosto pessoal do compositor, com influência da música popular cigana. Kodàly desejou preservar as tradições húngaras. Fez uma grande pesquisa sobre as principais edições dessas obras ciganas e escolheu as conhecidas como a música dos verbunkos, ou danças Werbung. 

Serviço: 
Concerto de Aniversário da Orquestra Sinfônica do Paraná
12 de maio às 10h30.
Classificação: acima de 7 anos.
Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia). Desconto de 50% para portadores do Cartão Teatro Guaíra.

quinta-feira


Memórias de uma viagem em desenhos

Reprodução/ José Aguiar / Desenhos de José Aguiar traduzem o cotidiano dos alemães

O caderno de viagem do quadrinista José Aguiar não poderia ser diferente. Mais do que registros e observações sobre o que viu durante duas temporadas na Alemanha, o artista traduziu suas impressões do cotidiano em ilustrações, confeccionadas em diferentes técnicas. E é esse presente que ele dá ao leitor de Reisetagebuch - Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha, lançado nesta semana em Curitiba.

Reisetagebuch significa caderno de viagem. Aguiar esteve na Alemanha em duas ocasiões. Em 2006, acompanhou a esposa por conta de uma bolsa de estudos. Com tempo livre para conhecer Leipzig, pode investir na observação de detalhes da rotina dos moradores. Diferentemente dos turistas comuns, a máquina fotográfica era um acessório. “Muitas imagens eu registrava para estudar depois. O mais comum, porém, era ficar diante de um cenário e poder desenhá-lo com calma, sempre com muita discrição, como se fosse um agente secreto”, diz.

Em 2008, a experiência foi em Berlim. Durante um mês, o quadrinista aplicou a mesma dinâmica para registrar sua viagem.

Os desenhos foram confeccionados em diferentes técnicas: grafite, aquarela, canetinha, esboços. E é essa coletânea de imagens que está no Reisetagebuch..., projeto viabilizado pela Lei do Mecenato Municipal da Fundação Cultural de Curitiba, incentivo da Caixa Econômica e da Celepar, com o apoio do Goethe-Institut. O lançamento do livro e a exposição, aberta na última ter­ça-feira, fazem parte das atividades culturais referentes ao Ano da Alemanha no Brasil (2013/2014).

A maior parte dos desenhos do livro foi produzida durante as viagens. Mas há cenas que foram desenhadas especialmente para a obra, como a do vendedor de cachorro quente, que leva todo o equipamento para preparo do sanduíche colado ao corpo. “Foi uma imagem que não tive tempo de desenhar na época, mas é muito marcante para mim. Fiz questão de incluí-la no livro”, conta.

Aguiar é formado pela Faculdade de Artes do Paraná e autor da tira Nada com Coisa Alguma, publicada na Gazeta do Povo aos domingos. Também é curador e co-criador do Gibicon (Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba) e Cena HQ, com leituras dramáticas do estilo no Teatro da Caixa. 


segunda-feira

Curitiba registra a temperatura mais baixa do ano





























Uma massa de ar frio e seco atua sobre o Paraná e ocasionou queda nas temperaturas nesta segunda-feira (6). De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, os termômetros marcaram 8,3ºC em Curitiba. Essa foi a temperatura mais baixa da capital neste ano.

Com 5ºC, a mínima do estado foi registrada em Guarapuava, na região Centro-Sul. O recorde de temperatura do ano no Paraná ocorreu em São Mateus do Sul, em 15 de abril, quando a mínima foi de 3ºC.

A frente fria que deixou o tempo instável no estado no fim de semana já se deslocou para a região Sudeste.Há previsão de geada para as regiões Sul e Centro-Sul do estado na terça-feira (7).

De acordo com a meteorologista Sheila Paz, do Instituto Tecnológico Simepar, o frio mais intenso será sentido nos próximos dias, principalmente, na quarta-feira (8). "A temperatura vai cair ainda mais em todas as regiões do estado", afirmou a meteorologista.

A mínima em Curitiba será de 4ºC e a máxima de 19ºC. A previsão é de que a temperatura deve cair a 1ºC em Guarapuava na quarta e a máxima não passará dos 19ºC. Poderá gear nas regiões de Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e União da Vitória.

As mínimas ainda ficarão baixas na quinta-feira (9) e devem começar a aumentar, gradativamente, a partir de sexta-feira (10). Não há previsão de chuva.



Fora dos campos, Copa vira objeto de pesquisa


Desde que Curitiba foi anunciada, em 2009, como uma das cidades que receberão jogos da Copa do Mundo, o tema despertou interesse e invadiu os debates nas salas de aula. A pouco mais de um ano para o megaevento, boas ideias têm saído do papel e ido além das conversas internas. O Vida na Universidade foi atrás de projetos, trabalhos acadêmicos e outras iniciativas universitárias que voltaram suas atenções para os jogos do Mundial, seus preparativos e suas consequências. São ações de áreas diversas, levadas adiante de modo independente do poder público e motivadas, sobretudo, por quem quer fazer parte desse importante momento da cidade e do país.

No curso de Turismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a disciplina de Planejamento e Organização do Turismo faz com que os alunos visitem os bairros de Curitiba, coletando dados sobre serviços e estabelecimentos disponíveis nas áreas de gastronomia e hotelaria. “Eles fazem um diagnóstico levando em conta pontos fracos e fortes, além de apresentar propostas de como aperfeiçoar os serviços para a Copa”, conta a coordenadora do curso, Raquel Panke.

Os relatórios são oferecidos a associações de moradores e às regionais da cidade. Um dos estudantes que passaram pela experiência resolveu se aprofundar no tema e dedicou seu trabalho de conclusão de curso a uma reflexão sobre o marketing da cidade para a Copa de 2014. O turismólogo Paulo Henrique Borges, graduado em 2011, propôs que a prefeitura investisse mais em redes sociais e outras estratégias on-line para agregar valor à imagem da cidade.

O envolvimento do então estudante com o tema foi tão grande que ele resolveu transformar a ideia em negócio. No ano passado, Borges lançou o Curitiba Space, um site voltado exclusivamente à divulgação do que a cidade oferece nas áreas da cultura e serviços. Cerca de 6,6 mil pessoas já curtiram a página do site no Facebook. “Decidi aplicar eu mesmo as ações que havia proposto”, diz.

Atentos aos passos dos três poderes

No Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Positivo (UP), 180 alunos estudam as ações do Legislativo, dos tribunais e do Poder Executivo relacionadas ao megaevento de futebol. A ideia partiu da curiosidade dos próprios estudantes sobre o tema, diz o professor Eduardo Faria Silva, responsável pelo projeto. “Eles analisam como as instituições políticas atuam e depois apresentam relatórios de avaliação”, explica.

O funcionamento do Tribunal de Contas da União foi um dos primeiros objetos de estudo. Os alunos leram todos os relatórios produzidos pela instituição sobre as obras no Paraná e acompanharam um julgamento no Tribunal de Contas do Estado. Para Silva, o Mundial envolve diferentes alternativas jurídicas, alocações de recursos, convênios nacionais e internacionais que exigem de todo acadêmico de Direito um conhecimento aprofundado.

Além disso, a pós-graduação da UP promove no próximo dia 15 de maio, às 19 horas, mais uma etapa do ciclo de debates "As Cidades na Copa", série de encontros que já debateu especulação imobiliária, exceções do entorno dos estádios e potencial construtivo. Desta vez, o tema será acessibilidade, conectividade e mobilidade.

De olho em obras e investimentos feitos em Curitiba para o Mundial de 2014, 15 estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) devem concluir neste ano um manual de boas práticas que servirá de guia para futuros empreendimentos feitos pelo poder público.

A pesquisa faz parte de um projeto de extensão criado em 2012 a partir de uma parceria entre a UFPR e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), responsável por fiscalizar a aplicação da verba destinada ao município, sobretudo, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Alunos de graduação e pós-graduação têm contribuído com a análise de projetos e a adequação de orçamentos. “Tentamos identificar se os custos estão de acordo com o que está expresso nos documentos e visitamos algumas obras”, diz o graduando César Augusto Frandoloso.

Segundo o professor Mauro Lacerda, um dos responsáveis pelo projeto, o interesse pela iniciativa foi enorme. “Só não temos mais alunos porque não temos espaço”, diz. Ele destaca que a iniciativa não tem a intenção de caçar culpados, mas de contribuir de modo consistente com a realização das obras. “Esse trabalho nos dá acesso a informações que nos permitem estipular a qualidade das construções a partir dos projetos básicos e identificar possíveis gargalos futuros”.

O projeto garante uma bolsa-auxílio paga pelo TCE aos participantes, o que possibilita dedicação diária à tarefa. O expediente é cumprido em um escritório dentro do Centro Politécnico.


sexta-feira

Passeio Público chega aos 127 anos com revitalização




O Passeio Público, primeiro parque público do Paraná, completou ontem 127 anos. Inaugurado em 2 de maio de 1886, esse pedaço de cerca de 70 mil metros quadrados no centro de Curitiba entra em uma nova idade em meio a um processo de reocupação e revitalização.

O primeiro passo foi dado no último dia 27, com a realização da Regata de Pedalinhos e da Vinada Cultural, evento promovido pela Gazeta do Povo, prefeitura de Curitiba e Abrasel. O público de 20 mil pessoas que compareceu ao Passeio Público superou a expectativa da organização. Na ocasião, o prefeito Gustavo Fruet disse que o objetivo é realizar uma série de atividades no espaço durante o ano.

Os eventos deixaram esperançosa a vendedora de pipoca Reinalda Paiva da Silva, que há mais de 30 anos trabalha no Passeio Público. Para ela, o espaço estava um pouco esquecido tanto pelo poder público quanto pela população. “Antigamente havia mais movimento. Daí depois caiu e agora está melhorando”, diz.

A esperança é atrair antigos frequentadores e somar novos visitantes, como a estudante Bárbara Behm. Ela estuda há cinco anos em Curitiba e conhecia o Passeio Público só de passagem. Ontem, a convite da mãe, ela resolveu ir caminhar no local. “É bacana”, observou.

O sol do meio da tarde do feriado do dia 1º atraiu centenas de pessoas ao Passeio Público, muitas que estavam anos sem vir. “Fazia três anos que eu não vinha aqui”, disse a professora Vanessa Kott, que foi até o parque após sair do shopping. Ela sugere, no entanto, mais opções de recreação para as crianças, mais animais para exibição e maior segurança no local.

Outro pedido comum é a realização de mais atividades. A próxima já está marcada para o próximo sábado, quando ocorre a grande final da Regata de Pedalinhos. O convite está feito.



quinta-feira

A Cinemateca de Curitiba exibe filmes gratuitos no mês de Maio


A Cinemateca de Curitiba realiza uma mostra de filmes nacionais, premiados no Brasil e no exterior, sobre a temática das questões trabalhistas. Atualmente, o dia 1º de maio é lembrado em homenagem à luta dos trabalhadores americanos que se deu em 1886 e garantiu que a jornada de trabalho fosse reduzida para oito horas. A mostra que será exibida traz as conquistas posteriores ao marco, que foram obtidas pelos brasileiros.

Programação

Dia 1º

Eles não usam Black-Tie (BR/SP, 1981 – 121’ – ficção – digital). O filme debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar. Tião, jovem operário, namora Maria, colega de fábrica. Quando toma conhecimento de que ela está grávida, resolve marcar o casamento. Mas as dificuldades financeiras do casal são imensas. Nisso eclode uma greve. Otávio, pai de Tião, líder sindical veterano, adere à greve mesmo contrariado com a decisão da categoria, que lhe parece precipitada. Participando dos piquetes em frente à fábrica, entra em choque com a polícia, é espancado e preso. O filho, indiferente ao drama do pai e dos colegas, fura a greve. Individualista, credita à militância do pai a miséria em que sempre viveram. O conflito então explode no interior da família. Direção: Leon Hirszman. Elenco: Fernanda Montenegro, Gianfrancesco Guarnieri, Carlos Alberto Riccelli.
Classificação: 14 anos

Dia 02
São Paulo Sociedade Anônima (BR/SP, 1965 – 107’ – ficção – digital). Grande painel sobre o impacto das transformações sociais e econômicas na cidade de São Paulo provocadas pelo surto da implantação da indústria automobilística no Brasil, sob a ótica de um indivíduo em ascensão. Após casar-se, ter amantes e progredir socialmente, unindo-se a um empresário do setor automobilístico, ele entra em crise e tenta abandonar sua carreira e sua vida conjugal. Direção: Luiz Sergio Person. Elenco: Walmor Chagas, Darlene Glória, Eva Vilma.
Classificação: 12 anos

Dia 03
Gaijin – Caminhos da Liberdade (BR, 1980 – 104’ – ficção – 35mm). O filme mostra a história dos imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil no início do século 20. Uma garota japonesa que busca uma vida melhor e passa a trabalhar numa plantação de café. Tristemente, a moça percebe que os homens são tão exploradores na América do Sul quanto no Japão. Direção: Tizuka Yamasaki. Elenco: José Dumont, Antonio Fagundes, Sadi Cabral.
Classificação: 14 anos

Dia 04
Conterrâneos Velhos de Guerra (BR/DF, 1990 – 168’ – documentário – digital). Os primeiros tempos de Brasília, ainda na construção, em 1959. Os canteiros de obras se espalham por toda parte e os trabalhadores, chamados de candangos, afluem de vários pontos do país, especialmente do Nordeste. As péssimas condições de trabalho provocaram uma chacina que vitimou grande número de operários. A memória deste e de outros episódios chega aos nossos dias pelo testemunho daqueles que viveram a experiência da construção da capital brasileira.
Direção: Vladimir Carvalho

Dia 05
Uma Questão de Terra (BR/DF, 1988 – 80’ – documentário – digital). A partir do assassinato da líder camponesa Margarida Maria Alves, o filme analisa os vários níveis de violência no campo. Dando voz aos trabalhadores rurais, questiona-se, de maneira contundente, o problema fundiário no país, especificamente no Estado da Paraíba. O documentário culmina com os três dias de votação da reforma agrária na Assembléia Nacional Constituinte de 1988. Direção: Manfredo Caldas.

Dia 06
O Homem que Virou Suco (BR/SP, 1979 – 97’ – 97’ – ficção - digital). A história segue Deraldo, um poeta popular nordestino recém chegado a São Paulo, onde tenta sobreviver de sua poesia e folhetos. Confundido com o operário de uma multinacional que mata o patrão, é perseguido pela polícia e perde sua identidade e condição de cidadão. Através de Deraldo, o filme acompanha o caminho do trabalhador migrante numa cidade grande: a construção civil, os serviços domésticos e subempregos sujeitos à violência e à humilhação. E segue a luta de Deraldo para reconquistar sua liberdade e preservar sua identidade. Direção: João Batista de Andrade. Elenco: José Dumont, Célia Maracajá, Ruth Escobar.
Classificação: 16 anos

Dia 07
ABC Brasil (BR/SP, 1981 – 18’ – documentário – digital). Documentário sobre a retomada do movimento operário, liderado pelos metalúrgicos do ABC Paulista, que culminou na criação do Partido dos Trabalhadores (PT). Recebeu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Niterói, em 1982. Direção e roteiro: Sérgio Péo, José Carlos Asbeg e Luiz Arnaldo Campos.

Greve! (BR/SP, 1979 – 37’ – documentário – digital). Os acontecimentos principais da greve dos metalúrgicos do ABC, liderada por Lula em março de 1979, são narrados ao mesmo tempo em que se procura contextualizá-los no momento político brasileiro. Depoimentos de operários militantes revelam as razões objetivas que os conduziram a esse movimento sólido e transformador. Direção e roteiro: João Batista de Andrade.

Greve de Março (BR/SP, 1979 – 35’ – documentário – digital). O documentário aborda a primeira fase da greve dos metalúrgicos do ABC, em 1979. Foi realizado para ser exibido aos operários durante a trégua entre as duas fases da greve, com o objetivo de mobilizá-los para a segunda fase. O filme mostra as grandes assembleias, com mais de 100 mil metalúrgicos, no campo de Vila Euclides, em São Bernardo do Campo; a mobilização em vigília no Sindicato; os conflitos de rua decorrentes e a volta triunfal da diretoria, encabeçada por Lula, na grande assembleia em que a trégua é proposta. Direção e roteiro: Renato Tapajós.
 
Ingresso: gratuito
Data(s): 01/05/2013 a 07/05/2013 - 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira, sábado e domingo
Horário(s): 19h

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba