segunda-feira

Curitibanos são favoráveis a feriados em dias de jogos da Copa


Antônio Costa / Gazeta do Povo / Curitibanos querem feriados nos dias de jogos da Copa na capital paranaense



Em reunião na tarde desta quarta-feira (22), a Comissão Especial da Copa da Câmara de Curitiba divulgou o resultado da enquete feita pela internet para saber a opinião dos curitibanos sobre a possibilidade de haver feriado nos dias de jogos da Copa do Mundo de 2014 na capital. O assunto está sendo discutido pela Comissão e um projeto deve ser levado à votação no plenário da Câmara nos próximos meses.

Segundo a enquete, que estava disponível no site da Câmara Municipal desde o dia 2 de maio, 6.439 internautas (87,39% do total) se posicionaram favoráveis à declaração de feriado nos quatro dias de jogos em Curitiba. Por outro lado, 929 pessoas (12,61%) foram contra o feriado. A enquete teve caráter apenas de consulta e não deve ser o único dado a ser levado em conta na apreciação do assunto pelos vereadores.

“O filtro ainda não está pronto. Nós precisamos de mais embasamento para uma questão tão controversa quanto essa”, afirmou o presidente da Comissão Especial da Copa, vereador Paulo Rink (PPS). Durante a Copa, todos os quatro jogos em Curitiba serão em dias da semana: 16 de junho (segunda-feira), 20 de junho (sexta-feira), 23 de junho (segunda-feira) e 26 de junho (quinta-feira).

A Procuradoria Jurídica da Câmara atualmente prepara um estudo técnico para verificar a possibilidade dos dias de jogos serem declarados feriados. Porém, a Lei Geral da Copa, sancionada ano passado, já prevê que tanto os municípios quanto os estados têm autonomia para declarar feriado nos dias das partidas. Em tese, o próprio prefeito Gustavo Fruet (PDT) pode declarar feriado nos quatro dias, por meio de decreto.

Fruet, no entanto, teria solicitado à Câmara que discutisse a questão por meio de um projeto de lei, que terá de ser votado pelos 38 vereadores. A possibilidade de feriado, que encontra forte resistência da Associação Comercial do Paraná (ACP) e de outras entidades empresariais, ainda não tem data para ser levada a votação. Na reunião desta quarta-feira, a Comissão optou por adiar as discussões durante três reuniões, até que a ACP e órgãos envolvidos na organização municipal da Copa, como o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), apresentem formalmente dados que comprovem as consequências práticas da declaração de feriado nos quatro dias. Assim, é provável que a Comissão da Copa na Câmara se pronuncie sobre o assunto somente em julho, já que as reuniões são quinzenais.

Um dos dias de jogos em Curitiba – 23 de junho, segunda-feira – coincide com a data da última partida da Seleção Brasileira de Futebol pelo Grupo A da Copa. Portanto, independentemente da discussão feita na Câmara, neste dia o comércio não deve abrir na capital, visto que a Lei Geral da Copa prevê que os dias de jogos da seleção devem ser feriado nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário