terça-feira


Projeto muda e Curitiba volta à rota do trem-bala

Edital deve colocar 2019 como data-limite para a entrega da infraestrutura da via. Depois disso, operador terá seis meses para iniciar o trabalho.
O governo voltou a estudar a construção de trechos ligando São Paulo a Curitiba, Brasília e Belo Horizonte pelo Trem de Alta Velocidade, informou ontem o presidente da Empresa de Planejamento Logístico (EPL), Bernardo Figueiredo. “Com a EPL vamos retomar e fazer o estudo de viabilidade das outras ligações”, disse Figueiredo. Esses trechos já estavam previstos no lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas acabaram deixados de lado quando o projeto se concentrou no trecho Campinas-São Paulo-Rio.

De acordo com o executivo, ainda não há nenhuma estimativa dos custos desse projeto. Figueiredo estimou que o valor da tarifa média para viagens no trem-bala fique entre R$ 150 e R$ 200, abaixo da tarifa máxima prevista a preços de hoje pelo governo, de R$ 250.
O edital que selecionará o operador do trem-bala trará o ano de 2019 como data-limite para a entrega da infraestrutura da via pela qual passará o trem ao seu operador. Mas a meta da EPL é antecipar o processo e permitir que o Trem de Alta Velocidade entre em atividade já em 2018.

O consórcio operador selecionado terá seis meses para dar início à operação do trem-bala, a partir do momento em que a infraestrutura ficar pronta. O edital da primeira fase de licitação da operação do trem-bala seria publicado nesta segunda, mas a aprovação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) atrasou.

A parte de infraestrutura é crítica para o cumprimento do cronograma. A estimativa do governo é que ela leve cinco anos para ser implantada. A previsão é que a infraestrutura responda por 77% (R$ 27 bilhões) do orçamento do trem-bala, enquanto a operação demande R$ 8 bilhões.

Ao longo de 2013, a EPL definirá o modelo para realizar as obras: Parceria Público-Privada (PPP), concessão ou obra pública, o que, para Figueiredo, pode acelerar o projeto. A ideia é que a EPL segmente a obra e contrate mais de uma empresa A estatal vai elaborar um projeto de engenharia detalhado com o objetivo de evitar dúvidas sobre os custo e o risco da construção da infraestrutura do trem. O edital para as obras deve sair no início de 2014 e a contratação no primeiro semestre daquele ano.

Fonte: Gazeta do Povo.

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