quinta-feira

Lançado em Curitiba o projeto Cidades da Copa


Foi lançado nesta terça-feira (2) em Curitiba o projeto Cidades da Copa, idealizado pelo Instituto Esporte Educação (IEE) para discutir, planejar e estruturar ações voltadas ao legado social e esportivo que os grandes eventos, como Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016, podem deixar para o Brasil. O evento de lançamento acontece até quarta-feira no Centro de Referência e Qualidade de Vida e Movimento (CRQVM), na Vila Guaíra, e no primeiro dia teve a participação do secretário municipal de Esporte Lazer e Juventude, Aluísio de Oliveira Dutra Júnior.

O projeto Cidades da Copa já foi lançado em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília. São Paulo, Belo Horizonte e nordeste do país são os próximos destinos.

A presidente do IEE, a ex-jogadora olímpica de vôlei Ana Moser, foi uma das palestrantes deste primeiro dia de atividades em Curitiba. Segundo ela, com a proximidade dos grandes eventos, o IEE quer discutir como o País vai se estruturar para garantir a prática esportiva como uma forma de levar qualidade de vida e educação às pessoas e comunidades. “O projeto Cidades da Copa pretende criar uma mobilização, provocar discussão e, finalmente, elaborar um documento sobre o que Curitiba pensa em relação ao desenvolvimento do esporte”, afirmou Ana Moser.

O projeto Cidades da Copa é dividido em três etapas. A primeira é o lançamento do projeto e discussão de ideias entre grupos de trabalho. A segunda etapa consiste na elaboração do plano municipal de esporte – com a participação de instituições locais representativas na área de esporte e do poder público. A apresentação do plano municipal, marcada para maio, encerra as atividades do projeto.

Em sua apresentação, o secretário Aluísio de Oliveira Dutra Júnior destacou que o esporte precisa ser abordado em toda a sua complexidade, com a elaboração de projetos bem definidos e estruturados. “Hoje, no Brasil, tratamos de questões de política pública para o esporte de forma emergencial, não de maneira estruturada. Resolvemos problemas do dia a dia sem discutir os assuntos relevantes para o desenvolvimento esportivo no país”, disse. 

Segundo ele, para tratar de esportes olímpicos há necessidade de antes estruturar toda a cadeia, que começa no sistema educacional, dentro das escolas. “O contato com o esporte se inicia nas escolas. È a partir daí que se deve montar um sistema de desenvolvimento de diversas modalidades. Infelizmente, hoje, a estruturação interdisciplinar não existe. Temos que pensar em como fazer essa estrutura”, afirmou.

Neste sentido, a Smelj está elencando esportes que já contam com alguma estruturação em Curitiba, que apresentem trabalhos com as categorias de base, desenvolvimento de adolescentes e jovens e também com esporte de rendimento. “Essas modalidades serão o foco da nossa secretaria”, complementou Dutra Júnior.

Na opinião do secretário, grandes eventos, como a Copa do Mundo, devem ser aproveitados “da melhor maneira possível” incentivando a prática esportiva como ferramenta de desenvolvimento social. “Esse é o verdadeiro legado que esses grandes eventos podem deixar. Um legado cultural, educacional e esportivo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário