segunda-feira

Vinada Cultural coloca o Passeio Público novamente no roteiro dos curitibanos




Os números da primeira edição da Vinada Cultural, realizada neste sábado (27) no Passeio Público, em Curitiba, impressionam até os mais ávidos por cachorro-quente (seja com uma ou duas vinas): foram vendidos 14 mil sanduíches e mais de 10 mil pessoas passaram pelo parque. A estimativa inicial era de 3 mil pessoas participassem do evento. "Não esperava tanta gente, fiquei muito feliz com a aceitação dos curitibanos, espero que tenhamos mais edições da Vinada", diz Manu Buffara, chef e idealizadora do evento.

Dentro do parque, foram montadas dez barraquinhas de cachorro quente - cada uma delas pertencente a uma lanchonete ou dogueiro famoso da cidade. Os nomes foram escolhidos por indicação dos leitores do Bom Gourmet no Facebook. Cada uma contou com a ajuda de um chef de cozinha de Curitiba - eles colocaram a mão na massa e cozinharam as vinas, encheram frascos de ketchup e serviram os sanduíches para o público, além de fazerem campanha pelos votos do público na competição pelo melhor cachorro-quente do evento. O campeão foi o Americano, servido pelo Senhor Garibaldi (com 418 dos 1.249 votos).

Público 
A corretora de imóveis e advogada Gianne Maravalhas trouxe toda a família para almoçar no Passeio Público -- vieram os filhos, os pais, o marido e a sogra. "Adorei. É uma chance ótima para conhecer cachorros-quentes diferentes", disse, entre uma mordida e outra. Apesar das filas grandes nos caixas e nas barracas, muita gente bem-humorada veio passar o dia no parque, como o grupo de vizinhas Stella Maris Reis, 65 anos; Isabel Lamgruber, 58 anos e Helga Gieck, 77 anos, todas aposentadas. “Moramos nas redondezas e fazemos caminhadas quase todos os dias aqui no Passeio há 20 anos e há muito tempo não víamos o parque tão alegre”, disse Stella Maris.

Dogueiros e padrinhos 

Os dogueiros escolhidos para esta primeira edição da Vinada foram selecionados a partir uma postagem aberta no perfil do Bom Gourmet da Gazeta do Povo no Facebook. Os mais queridos pelo público foram Au-Au Lanches, Dog do Japa, Hot Dog Benassi, Dog do Nilson, Green Dog, Jhose’s Dog, Senhor Garibaldi, Josias Hot Dog, Hot Dog Yracema e Dog do Zeu.

Cada uma das barraquinhas teve um chef de cozinha de Curitiba como padrinho – eles ajudaram na campanha pelo melhor cachorro quente do da tarde. Estiveram participando Ricardo Filizola e Dyogo Prado (La Cocina Gastronomia e Eventos), Manu Buffara (Manu), Marcelo Amaral (Lagundri), Eva dos Santos (Bistrô do Victor), Paulino da Costa (Pier do Victor), Dudu Sperandio (Ernesto Ristorante), Alexandre Bressanelli e Ivan Lopes.

Pedalinhos
Além das barraquinhas de cachorro-quente, o Passeio Público também foi palco de diversas outros eventos culturais e esportivos, como shows e apresentações de stand up comedy. O chargista Paixão, da Gazeta do Povo, também esteve no local fazendo caricaturas dos presentes.

De manhã, foi realizada a 1ª Regata de Pedalinhos no lago do parque com narração do humorista Miau Carraro. Mais que uma competição, o evento reuniu duplas de amigos, namorados, pais e filhos que vieram empolgados (alguns até fantasiados e com torcidas organizadas) para a brincadeira. A organização da corrida – que teve 30 duplas divididas em seis baterias com cinco duplas cada -- ficou a cargo do jornalista e escritor Dante Mendonça, junto com amigos. 

As seis duplas campeãs de cada bateria foram classificadas para a final, que será realizada no próximo sábado. O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, acompanhou um pouco da competição e se divertiu com a animação dos participantes. “Adorei a competição, parece um filme do Fellini" disse, divertindo-se. Na ocasião, também foi lançado o livro Parques e Bosques Urbanos de Curitiba.

Fontes: Gazeta do povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário