quarta-feira


Aplicativo permite pedir táxi pelo celular em Curitiba




Dispositivo localiza motorista cadastrado mais próximo e solicita corrida. Usuários não pagam nada para baixar e usar o produto. Desde o início de janeiro, os curitibanos já conseguem solicitar táxis pelo celular. O aplicativo “Táxijá” funciona como uma espécie de central de táxis: o dispositivo localiza o condutor cadastrado que esteja mais próximo do local onde o usuário se encontra e verifica se o motorista pode fazer a corrida. O serviço é gratuito. 

O “Táxijá” está disponível em Curitiba desde o início deste ano. Por enquanto, cerca de 90 taxistas estão cadastrados para atender as corridas solicitadas por meio do aplicativo. A projeção da Mobinov, empresa que desenvolveu o produto, é de que até o fim de 2013 até 650 motoristas tenham aderido ao programa. 

Para ter acesso ao serviço, o usuário precisa baixar gratuitamente o aplicativo pela internet. O “Táxijá” é disponibilizado pela App Store (para produtos da Apple) e pela Google Play (para quem usa sistema Android). Ao utilizar pela primeira vez o dispositivo, o cidadão precisa se cadastrar, informando nome, telefone e endereço de e-mail. 

Ao solicitar um táxi, o usuário é localizado pelo GPS do aparelho. A partir de então, o aplicativo encontra os táxis cadastrados que estão mais próximos do local e envia mensagens aos taxistas. Assim que um dos condutores aceita a corrida, o “Táxijá” possibilita a troca de informações: envia ao usuário dados do taxista e ao motorista, informações sobre o usuário. 

“É um aplicativo prático, que beneficia a sociedade como um todo, porque, ao agilizar o atendimento, contribui para desafogar o trânsito. Além disso, reduz o tempo dos táxis rodando, diminuindo a emissão de poluentes”, aponta o diretor do projeto em Curitiba, João Carlos de Lucas Neto. 

O usuário ainda pode acionar filtros a sua solicitação. Pode, por exemplo, pedir um táxi que aceite pagamento por cartões ou que tenham mais espaço para bagagens. Outro aspecto é o botão “cheguei”, em que o taxista avisa ao cliente que está no ponto indicado. “O cidadão pode esperar pela corrida na comodidade de sua casa, em um dia de chuva, por exemplo. Quando ele receber o aviso, ele sai de casa e o táxi estará à frente”, explica o diretor.

O usuário não paga nada para fazer as solicitações por meio do “Táxijá”. O cadastro dos taxistas também é feito gratuitamente, mas eles pagam uma taxa de R$ 1,50 por corrida feita a partir do aplicativo. O sistema é apoiado pelo Sindicato dos Taxistas do Paraná (Sinditáxi-PR). 

O “Táxijá” já funciona em São Paulo, onde há mais de 1,2 mil taxistas cadastrados e mais de 45 mil paulistanos baixaram o aplicativo.

Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário