quinta-feira

Dicas de pontos turísticos que são a cara de Curitiba

Daniel Castellano, Antonio More, Henry Milleo,  Albari Rosa /

Como explorar a cidade em recantos históricos, áreas verdes, boa comida e muita diversão

Centro

A Rua das Flores é amigável ao turista. Um passeio entre a região da Praça Osório e o prédio antigo dos Correios dá ao visitante um amplo cenário da capital do Paraná. A XV de Novembro foi a primeira rua do país fechada para o trânsito de veículos e concentra comércio, serviços, lazer e gastronomia para todos os gostos. É a paisagem de Curitiba mais conhecida no Brasil. Na caminhada, que pode começar na Boca Maldita, em frente à Praça Osório, vale desviar para a Praça Generoso Marques para tomar um café no Paço da Liberdade. Meia quadra adiante, no Marco Zero de Curitiba, na Praça Tiradentes, é possível ir até a recém-restaurada Catedral Basílica, construída entre 1876 e 1893 em estilo neogótico.

Cultura e Conhecimento

O prédio histórico da Universidade Federal do Paraná foi eleito o símbolo da capital em uma votação realizada pela internet em 1999, com um milhão de votos. A construção imponente, com suas escadarias e vitrais, fica diante da Praça Santos Andrade, repleta de bustos de personagens da história paranaense e um marco cultural da cidade, já que fica entre o prédio da Federal e o Teatro Guaíra, um dos maiores da América Latina, oficialmente inaugurado em 1974. O complexo do Guaíra tem diferentes auditórios e é palco de grandes espetáculos, com artistas nacionais e internacionais.

Gastronomia

Curitiba oferece comida boa e farta, de petisco de boteco a alta gastronomia. O Batel concentra grande parte dos restaurantes mais refinados, mas há opções populares e pitorescas em todo canto. No Largo, o Bar do Alemão tem chope e carne de onça. O churrasco com batata griset do Bar Palácio pode ser saboreado no centro da cidade, onde também está o ambiente animado do Pantera Negra (antigo Gato Preto). Perto dali, o calzone da pizzaria Baviera faz sucesso há 40 anos. Santa Felicidade tem o Madalosso e uma coleção de bufês italianos. Para quem gosta de colocar a mão na massa, o Mercado Municipal é uma festa para o paladar. E, depois da reforma, ficou ainda mais agradável e convidativo para um passeio saboroso.

Áreas verdes

Os parques da capital são a praia do curitibano. Gramados extensos, sombra, churrasqueiras, pistas de corrida, lugar para andar de bike, passear com a família e curtir crianças e animais. O Barigui é o mais citado, mais ainda há o Tingui, o Tanguá, o Jardim Botânico, o Bosque do Alemão e do Papa. A antiga pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame também estão na rota, próximos ao São Lourenço. Cada um tem uma particularidade: a chaminé do Barigui, a estufa de plantas e o recanto sensorial do Jardim Botânico, os mirantes do Tanguá e do Passaúna e uma ciclovia que liga a maior parte deles.

Museus

O Museu Oscar Niemeyer é conhecido como o Museu do Olho, apelido do anexo construído em frente ao prédio principal, o antigo Palácio Castelo Branco, também projetado pelo arquiteto carioca. Completou dez anos em 2012 e é um dos cenários mais fotografados da cidade. Além do acervo fixo e exposições visitantes, é ponto de encontro de moradores, que ocupam o gramado dos fundos com cães de todas as raças e tamanhos nos fins de semana. O Museu Paranaense é outra joia da cultura local. Instalado no Largo da Ordem, tem um acervo de 400 mil itens, entre documentos, fotografias, objetos, indumentárias e representações de todas as fases da colonização do estado. O Museu Guido Viaro abriga a coleção de um dos artistas paranaenses mais importantes. O lugar ainda promove palestras e workshops sobre artes, além de sessões especiais de cinema.

Centro Histórico

O Largo da Ordem e as ruínas do São Francisco estão entre as preferências de curitibanos e visitantes. A feirinha de artesanato, aos domingos, é passeio obrigatório para quem visita a cidade. Tem música, comida, roupa, objetos, móveis, bijuterias e uma infinidade de produtos e lembrancinhas. A região também tem pequenos segredos, como o Rio dos Pinhões, dentro do Memorial de Curitiba, o museu da Igreja da Ordem e o interior da Igreja do Rosário. Perto dali, o Solar do Barão e a Igreja Luterana também são recantos imperdíveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário