terça-feira

Verão se despede com recorde de temperaturas baixas


Às vésperas do outono, Cu­­ritiba registrou ontem a madrugada e a tarde mais frias deste ano. Segundo informações do Climatempo, a chuva, a falta de sol e o ar polar deixaram a temperatura mínima na capital em 13,3ºC, igualando o que já havia acontecido no dia 12 de janeiro. O recorde também veio com a menor temperatura máxima deste ano: 17,3ºC, na tarde de ontem. A marca anterior era de 19ºC, registrados no último domingo e no dia 3 de janeiro. 

A umidade que acinzentou o céu do Paraná na metade da semana passada é a responsável pelas baixas temperaturas e deve continuar atuando no estado nos próximos dias. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a umidade vinda do Oceano Atlântico faz com que o céu encoberto e as temperaturas mais baixas persistam, sobretudo, no Litoral e na Região Metropolitana de Curitiba. 

Amanhã, quando tem início o outono no Hemisfério Sul, uma frente fria prevista para se formar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul deve chegar ao Paraná e manter a instabilidade na região, de acordo com o Simepar. Por isso, o primeiro dia da estação que antecede o inverno, que começará às 8h02, será chuvoso em todo o estado. 

Para os últimos dias da semana, espera-se menor quantidade de chuva, porém com dias de resfriamento ainda mais fortes. “Para sexta-feira e sábado praticamente se mantém as mínimas de 12 a 15 graus. Pode até voltar a aquecer, mas não é mais aquele calor todo, porque, inclusive, não temos mais condições para que a temperatura passe dos 30 graus”, explica o meteorologista do Simepar Samuel Braun. 

Sem a influência de fenômenos climáticos de grande escala, como El Niño e La Niña, a estação que inicia o declínio das temperaturas em boa parte do país deve permanecer dentro da normalidade. De acordo com o Simepar, a tendência é de que a quantidade de chuva fique dentro do esperado, com grande variação no volume de precipitação entre um mês e outro. 

A partir da segunda quinzena de abril, o resfriamento do outono passa a ser intenso principalmente nas regiões mais altas do estado, como Palmas e Guarapuava. Nos meses de maio e junho, o frio já passará a ser predominante em todo o Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário