sexta-feira


Exposição de Escher chega ao MON em abril

Divulgação / Mostra A Magia de Escher reúne 85 obras do artista holandês

O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe no dia 11 de abril uma exposição dedicada ao artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972). A mostra A Magia de Escher reúne 85 obras, entre gravuras originais, desenhos e fac-símiles, incluindo todos os trabalhos mais conhecidos do artista. O acervo, da coleção da Fundação Escher, na Holanda, estará distribuído nas salas 1 e 2 do museu. O horário de visitação para a exposição será estendido, de terça a sexta-feira, até as 20 horas.

A exposição permitirá que o público passe por uma série de experiências que desvendam os efeitos óticos e de espelhamento que Escher utilizava em seus trabalhos, como olhar pela janela de uma casa e ver tudo em ordem e, em seguida, enxergar os objetos flutuando por outra janela. Ou, ainda, assistir a um filme em 3D, que possibilitará um passeio por “dentro” das obras do artista, famoso por representar construções impossíveis e padrões geométricos entrecruzados, que se transformam gradualmente.

Essa não é a primeira vez que Curitiba recebe uma mostra do artista holandês. Nos anos 1990, o então Museu Municipal de Arte (MuMA), hoje parte do Portão Cultural, também expôs suas obras.

A mostra, que já havia sido exposta no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo há dois anos, foi a mais visitada no mundo em 2011, de acordo com a publicação The Art Newspaper, especializada na área de artes, e que faz o ranking anual das melhores exposições do globo.

A mostra ficará em cartaz até o dia 21 de julho e depois segue para Belo Horizonte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário