sexta-feira

Vazão das Cataratas atinge maior volume de água no ano

Suelen Bicicgo / O maior volume de água nas Cataratas proporcionou um espetáculo visual ainda mais atraente aos turistas
Com as fortes chuvas registradas em todo estado e as cheias no Rio Iguaçu, a vazão nas Cataratas, um dos principais cartões postais do Brasil, passou de quatro vezes o normal nesta semana.

A maior vazão foi verificada na madrugada desta quinta-feira (14), quando o volume de água chegou a 6,8 milhões de litros por segundo, de acordo com o setor de Monitoramento Hidrológico do Rio Iguaçu, feito pela Copel. A vazão normal é de 1,5 milhão de litros por segundo. O espetáculo encanta e assombra quem visita o local. O volume de água encobre os saltos menores, formando uma única camada de água em uma espécie de véu.

O acumulado de chuvas na região já somou esta semana 160 milímetros, número também superior ao mesmo período em anos anteriores quando foram registrados 60 milímetros.

Segundo o Simepar, pancadas de chuva devem ser constantes durante toda a semana na região e no estado, puxando a temperatura para baixo.

Historicamente, a última cheia registrada em 2012 foi em junho, quando o volume atingiu 8,6 milhões de litros por segundo. No final da tarde de ontem, a vazão era de 5,6 milhões de litros por segundo. O maior volume de água nas Cataratas proporcionou um espetáculo visual ainda mais atraente aos turistas

Fonte: Gazeta do Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário